Serra Gaúcha registra neve, e Mato Grosso do Sul tem temperatura negativa; veja vídeo

Massa polar atingiu metade do país e fez as temperaturas despencarem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Porto Alegre

Municípios gaúchos, como Canela e Gramado, começaram a manhã desta terça-feira (29) com registros de neve e chuva congelada com o frio trazido por uma massa polar que atingiu metade do país. A temperatura mais baixa do ano foi registrada em Bom Jardim da Serra (SC), onde os termômetros marcaram -7,5ºC, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Em São Paulo, a passagem de uma frente fria pela costa do estado e a chegada de uma massa de ar frio de origem polar derrubaram a temperatura na cidade de São Paulo nesta terça-feira (29), que não ultrapassou dos 14°C, com mínima de 9ºC, ainda de acordo com o Inmet.

O frio atingiu também a região Centro-Oeste, com registros de temperaturas negativas em Mato Grosso do Sul, que amanheceu com geada cobrindo campos em municípios como Ponta Porã.

PONTA PORÃ GEADA
Várias regiões de Ponta Porã amanheceram na terça (29) com a vegetação coberta por gelo - Reprodução /Ponta Porã informa no YouTube

De acordo com a empresa de meteorologia MetSul, há registros de neve em pelo menos cinco cidades da Serra Gaúcha — Gramado, Canela, Flores da Cunha, Caxias do Sul e Farroupilha — e em Sapiranga, na região metropolitana de Porto Alegre.

Na cidade de Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, o frio congelou a água em uma fonte da cidade. Em Cambará do Sul, a cerca de 77 km de distância, a sensação térmica no início da manhã chegou a -22 ºC, segundo cálculo do Inmet, que considera temperatura e velocidade do vento. O cálculo da MetSul, que segue a fórmula do Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS), aponta que a sensação chegou a -9ºC.

Em Bom Jesus, nos Campos de Cima da Serra, o frio congelou a água em uma fonte da cidade - Antonio Wolff/Secom

Na madrugada desta terça, os três estados da região Sul tiveram registros de temperaturas negativas. Em Santa Catarina, no Morro da Igreja, em Bom Jardim da Serra, a mínima chegou a -7,5ºC, e São Joaquim registrou -4 ºC. No Paraná, General Carneiro teve mínima de -3,9ºC. Já no Rio Grande do Sul, a temperatura mais baixa foi registrada em São José dos Ausentes: -2,9ºC.

O Inmet emitiu alerta de neve para a região que abrange a Serra Gaúcha até o meio-oeste catarinense e para municípios gaúchos mais ao sul, como Bagé, Candiota e Aceguá, na fronteira com o Uruguai.

Na catarinense São Joaquim, onde ocorreu o primeiro registro de neve do ano nesta segunda, a paisagem também era de gelo nesta terça-feira.

Segundo a Polícia Militar Rodoviária de Santa Catarina, durante a madrugada um trecho da SC-390, na Serra do Rio do Rastro, precisou ser fechado devido ao congelamento na pista.

A Prefeitura de Urupema também emitiu aviso de gelo na pista entre o município e Rio Rufino, na SC-112. Há registros de pontos de gelo nas rodovias SC-110 e 370.

Na noite de segunda, a gaúcha Quaraí, localizada na fronteira com a cidade uruguaia de Artigas, no oeste gaúcho, também teve registro de neve fraca, segundo a MetSul. A informação foi confirmada também pelo Inmet.

O fenômeno na região é raro, e o último registro é de 2005, diz a empresa de meteorologia.

“Hoje, segue potencial de ocorrência de mais neve e alguns modelos não descartam alguma chance na próxima madrugada ainda, já na quarta-feira”, explica a meteorologista da MetSul, Estael Sias.

Ela afirma ainda que as temperaturas devem seguir baixas, com a previsão de dias amanhecendo ainda mais gelados na quarta e na quinta-feira.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.