Descrição de chapéu Coronavírus

288 municípios paulistas não registraram óbitos por Covid-19 na última semana

Estado segue com queda de casos e internações; governo atribui melhora ao avanço da vacinação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nos últimos sete dias, 288 municípios paulistas não registraram nenhuma morte por Covid-19.

Segundo o governo estadual, a ausência de óbitos em 44% das 645 cidades de São Paulo é resultado do avanço da vacinação.

São Paulo já tem metade da população adulta imunizada com ao menos uma dose.

“A vacinação, além de diminuir as internações, também está reduzindo o número de mortes em São Paulo. Quase metade das cidades do nosso estado, 288 municípios, não registraram nenhum óbito na última semana, o que também é fruto da vacinação”, disse vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), nesta quarta (21).

O estado também registra a menor taxa de internação do ano. Nesta quarta, 60,19% dos leitos de UTI estavam ocupados em São Paulo. São 6.920 pacientes nessas unidades —metade do que foi registrado em abril, no pico da pandemia, quando havia mais de 13 mil pessoas internadas.

Há mais de um mês o estado de São Paulo tem registrado queda nos três indicadores da pandemia. O número de casos, internações e óbitos segue em constante diminuição nas últimas seis semanas.

A preocupação no momento é com o aumento de casos registrados da variante delta do coronavírus pelo país. Pesquisas indicam que ela apresenta nível de transmissibilidade cerca de 50% maior do que as linhagens anteriores do vírus. E que as vacinas usadas hoje contra a Covid-19 têm menor resposta neutralizante nesta cepa.

No estado de São Paulo, foram confirmados 9 casos de transmissão comunitária da nova variante —7 na capital, 1 em Pindamonhangaba e 1 em Guaratinguetá.

Apesar da queda nos indicadores, o governo não informou se deve decretar o fim da fase de transição em 31 de julho. Segundo Garcia, as medidas estão em discussão e serão anunciadas na próxima semana.

Atualmente, o toque de recolher continua funcionando das 23h às 5h no estado. Comércio e serviços também têm restrições, podendo atender até 60% da capacidade e até as 23h.​

Erramos: o texto foi alterado

O vice-governador Rodrigo Garcia é do PSDB, e não do DEM. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.