Descrição de chapéu Obituário Ruth de Moraes Gaeta (1936 - 2021)

Mortes: Inspiradora, deixou aos filhos o amor pela leitura

Ruth de Moraes Gaeta ensinou o quanto o humor é importante na vida e na relação entre as pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ao olhar para a paulistana Ruth de Moraes Gaeta, nos primeiros minutos, já era possível perceber o brilho próprio. Por trás do sorriso, uma mulher bonita, elegante, bem-humorada e inteligente. Desta forma, passou pela vida durante 85 anos.

Ruth sempre gostou de estudar. As memórias da época do colégio e da convivência com os colegas de classe se transformaram em histórias que o tempo gostava de preservar.

Numa época em que não era comum mulheres frequentarem as universidades, Ruth gostaria de ter cursado o ensino superior, mas as circunstâncias do tempo não permitiram, segundo conta o roteirista, escritor e redator Jayme Serva, 62, um dos filhos.

Ruth de Moraes Gaeta (1936-2021)
Ruth de Moraes Gaeta (1936-2021) - Reprodução/Facebook Lilian Pacce

Ruth também é mãe do jornalista Leão Serva, 61. Os dois são frutos do seu casamento de mais de 30 anos com Jayme Ribeiro Serva.

Enquanto os meninos eram pequenos, dedicou-se integralmente ao papel de mãe. Quando chegaram à adolescência, Ruth decidiu entrar para o mercado de trabalho.

Ela foi uma colecionadora de realizações e sucesso profissional. Abraçou a carreira de corretora de imóveis, bateu metas e despertou a admiração de todos.

Em alguns momentos, temperava a alegria que ocupava boa parte de seu tempo com a melancolia. Criativa, adorava contar piadas, principalmente as novas. Fã da sétima arte, sabia nomes de atores e diretores e os enredos dos filmes.

Mãe inspiradora, passou aos filhos valores morais e o amor pela leitura. “Sempre tive o hábito de leitura de livros porque ela me apresentou”, diz Jayme. Ele lembra do primeiro livro que leu com a mãe, “O Picapau Amarelo”, de Monteiro Lobato. Ruth intercalava trechos da leitura com o filho para despertar a curiosidade.

Na década de 1960, a família morou em uma fazenda na cidade de Fernando Prestes (a 362 km de SP). Quando o marido viajava à capital, entre as encomendas, nunca faltaram livros.

Além de tudo o que a leitura ensinou, Ruth deixou aos filhos ensinamentos sobre a importância do humor na vida e na relação entre as pessoas, a valorização do trabalho e o amor acima de tudo.

“Quando soube que eu estava fazendo um livro de obituários para a Folha, imediatamente me perguntou (entre enciumada e curiosa): como você fará o meu? Não soube responder”, diz Leão.

Ruth de Moraes Gaeta morreu dia 8 de julho, aos 85 anos, por complicações de câncer de mama. Viúva, deixa dois filhos, uma nora e cinco netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.