Descrição de chapéu Obituário José Pereira de Lima (1960 - 2021)

Mortes: Mestre pimenteiro, levou novos sabores à mesa paulistana

Zé Lima morreu por complicações da Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

De Belo Jardim, em Pernambuco, José Pereira Lima, ou Zé Lima, como era chamado carinhosamente, trouxe para São Paulo o carisma, a simplicidade e alguns dons, como o de atender o público e a habilidade com pimentas, que herdou da mãe.

No restaurante Tordesilhas, no Jardins, zona sul da capital paulista, onde trabalhou por cerca de 30 anos, Zé Lima cresceu e tornou-se o mestre pimenteiro oficial, ganhando fama na gastronomia paulistana.

“Ele tinha a expertise e com o tempo desenvolveu o conhecimento. Também era um garçom dos bons, detalhista e muito paciente”, diz o gerente do restaurante, José Maria Sales.

José Pereira de Lima (1960-2021)
José Pereira de Lima (1960-2021) - Tordesilhas no Facebook

Zé Lima conhecia as características de cada tipo de pimenta, sabia extrair os aromas, como armazená-las e sugeria combinações e inovações. De acordo com o prato escolhido pelo cliente, dizia a que faria melhor combinação, a que agregava sabor especial à comida.

O mestre pimenteiro chegou ao Tordesilhas indicado por uma amiga da família proprietária do restaurante. O emprego anterior havia sido numa pizzaria.

“Era sarrista e certeiro nas palavras. Os clientes o adoravam. Ele tinha um jeito especial de se dirigir às pessoas”, afirma Sales.

Zé Lima tinha problemas renais e estava em licença por doença havia um ano, mas ia eventualmente ao restaurante para cuidar das suas meninas, como se dirigia às pimentas.

Mesmo sob cuidados e respeitando os protocolos de segurança contra a Covid-19, ele foi infectado e não resistiu às complicações da doença. Zé Lima morreu dia 13 de julho, aos 61 anos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.