Descrição de chapéu Obituário Helaine Martins (1980 - 2021)

Mortes: Mobilizou o jornalismo para a luta antirracista

Um dos grandes projetos de Helaine Martins foi o site Entreviste um Negro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No dia 12 de maio, Helaine Martins completou 41 anos. Dias depois, comemorou ter recebido a primeira dose da AstraZeneca. Em 3 de julho, sofreu uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.

Não houve tempo para festejar a esperança e nem para continuar o importante trabalho que realizava contra o racismo.

Considerada brilhante pelos amigos, Helaine era dona do abraço apertado e gostoso, de uma risada alta, um sorriso largo e de ideias incríveis.

Helaine Martins (1980-2021) e a amiga Rafaela Carvalho
Helaine Martins (1980-2021) e a amiga Rafaela Carvalho - Arquivo pessoal

“Ela era dez anos mais velha que eu e sempre olhei para a Helaine como uma referência e um prazo. Eu via o que ela estava fazendo e pensava ‘tenho dez anos para chegar nesse nível de brilhantismo’. Ela me fez melhor”, diz a jornalista Rafaela Carvalho, 31, sua amiga.

Formada em jornalismo pela Universidade Federal do Pará e pós-graduada em Cultura, Educação e Relações Étnico-Raciais na Escola de Comunicações e Artes da USP, fundou o site Entreviste um Negro e era cofundadora da Mandê, agência de produção de conteúdo e ações de educação por uma comunicação antirracista.

“Eu me sinto honrada por ter sido amiga de alguém que, do lado profissional, me inspirou e ensinou tanto à imprensa e ao jornalismo na luta antirracista. Ela me guiou para que crescesse na profissão”, afirma Carvalho.

Helaine era especialista em conteúdo com impacto social, principalmente sobre gênero, raça, educação e cidadania. Foi editora, repórter, produtora de conteúdo, assessora de comunicação e freelancer. Escreveu três livros.

Da parede do apartamento aos acessórios e roupas que usava, Helaine foi muito colorida, um reflexo do que proporcionou à vida dos amigos. A eles, deixa a importância da luta antirracista.

Ao partir levou consigo o amor que sentia pela mãe, Heloísa, o ponto alto de seu coração.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.