Nunes entrega Plano de Metas de SP com reforma na saúde e troca 'implantar' corredores por 'viabilizar'

Plano final foi apresentado após audiências públicas; metas aumentaram de 75 para 77

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), entregou à Câmara Municipal nesta quinta-feira (1º) o plano de metas com duas inclusões. Antes da consulta, o plano apresentado pelo então prefeito Bruno Covas (PSDB), morto em decorrência de um câncer, tinha 75 metas. O novo tem 77.

São elas a número 4 (reformar e/ou reequipar 187 equipamentos de saúde no município) e a número 11 (implantar protocolos integrados de atendimento para a primeira infância).

O plano também tem 30 alterações e 40 novos pontos. As mudanças ocorreram após audiências públicas e consultas à população que, segundo a prefeitura, envolveram 87 horas de discussões e quase 7.000 pessoas.

Por lei, o prefeito tem de apresentar um plano de metas que, após consulta à população, é levado à Câmara Municipal.

Na tarde desta quinta, o prefeito foi à Câmara entregar o plano à Câmara, representada pelo presidente da Casa, Milton Leite (DEM).

Durante o evento, Nunes aproveitou para pedir aos vereadores a aprovação de projetos importantes da gestão, como os planos urbanísticos do centro, Jurubatuba, Tamanduateí e Pinheiros.

O plano é dividido em seis eixos: São Paulo Inovadora e Criativa, SP Global e Sustentável, SP Sustentável, SP Eficiente, SP Justa e Inclusiva e SP Segura e Bem Cuidada.

Para Rafael Calabria, consultor de mobilidade do Idec (Instituto de Defesa de Consumidor), os avanços na área foram tímidos. "A questão mais grave é sobre a questão do corredores, que eles mudaram de 'implantar' para 'viabilizar'. Parece um pequeno detalhe, mas já um anúncio do governo municipal que talvez não se concluam as obras. Então, talvez a gente acabe os quatro anos sem novos corredores", disse. Pelo plano, a gestão terá que viabilizar 40 km de corredores.

Calabria aponta ainda indicativos de que haja continuidade em privilegiar o transporte individual. "Investimento em asfalto continuam altos no plano de metas, então reforça um cenário do primeiro mandato Doria/Covas de privilegiar o asfaltamento em detrimento do transporte coletivo", disse.

Por outro lado, ele apontou melhor detalhamento de plano cicloviário como ponto positivo.

A prefeitura, após a públicação da reportagem, enviou nota sobre o assunto. "A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, reafirma que o investimento em transporte coletivo continua sendo prioridade da gestão, e o Programa de Metas 2021-2024 ratifica o compromisso assumido com a população de São Paulo nas eleições municipais do ano passado. A substituição da palavra implantar por viabilizar não autoriza nenhuma ilação ou conclusão precipitada, posto que o documento deixa claro que a SMT trabalhará para entregar os corredores de ônibus e mais os BRTs da Radial Leste e Aricanduva", diz o comunicado.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.