Descrição de chapéu Solidariedade

Ônibus de projeto social oferece banho e refeição a quem vive na rua em Recife

Uma vez por semana o veículo para em um local diferente da cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jorge Cosme
Recife

Cassiano Silva de Lima ainda era garoto quando começou a participar das distribuições de comida promovidas pelo pai, o ex-jogador do Vasco da Gama Josué Benedito de Lima. Hoje, aos 42 anos, ele afirma que essa experiência o motivou a desenvolver o projeto social que oferece banho para a população sem teto da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Empresário no ramo de ambulâncias, Cassiano conta que sempre quis se envolver em alguma ação beneficente, mas não sabia exatamente o que fazer. “Comecei então a observar que a população de rua não tinha onde tomar banho”, lembra.

Cassiano dividiu a insatisfação com quatro amigos e, em agosto de 2019, o trailer do Banho Recife, também chamado de Banho de Cidadania Recife, saiu às ruas pela primeira vez. No início, o equipamento atraiu muitos olhares desconfiados. “Várias pessoas ficaram com medo, achavam que era uma questão de polícia, ficaram um pouco com o pé atrás. Mas depois de um mês já se tornaram amigos”, lembra Cassiano.

A iniciativa ocorre todas as quartas-feiras, oferecendo corte de cabelo, banho (com direito a sabonete, xampu, condicionador, perfume e desodorante), kit de higiene (com camisinha, absorvente, creme dental e escova de dente) e marmita.

“O banho proporciona dignidade. Acho que depois de respirar, se alimentar e se hidratar, a maior necessidade da pessoa é o banho”, diz o empresário. Hoje são atendidas cerca de mil pessoas por mês, como Igor Ferreira, 22, e a esposa Ana Lúcia dos Santos, 23, que dormem na calçada no centro do Recife com duas filhas, de seis e um ano. O casal sobrevive de bicos e da ajuda de terceiros. “É legal ter esse projeto, porque tomar banho para quem vive na rua é muito difícil. As pessoas cobram, e nosso dinheiro é muito pouco”, diz Igor.

À medida que o projeto foi se tornando mais conhecido, vieram os pedidos para que fosse levado a outras localidades. O problema era que o trailer pesava mais de uma tonelada, o que dificultava o deslocamento. Os diretores então adquiriram um ônibus, adaptado com banheiros, armários e refrigeração, que passou a visitar outros pontos do Recife, além de Olinda, São Lourenço da Mata, Paulista e Jaboatão dos Guararapes.

Todo o trabalho assistencial é feito por voluntários. O grupo no WhatsApp conta com 170 participantes. “Quando eu preciso de alguma coisa, aviso lá no grupo. Não dou 24 horas para conseguir”, diz Cassiano.

O empresário, no entanto, conta que todo novato se choca quando conhece a população de rua de perto. “As pessoas se surpreendem porque existe de tudo. Tem advogado e até gente que fala outros idiomas, mas que, por vários problemas, como intolerância da família no caso dos homossexuais, acaba na rua.”

A pandemia da Covid-19 provocou algumas alterações no projeto, que estava em fase de ampliação, com a realização de atendimentos médicos. Essa etapa teve que ser suspensa. O número de voluntários também foi reduzido: de 25, agora são apenas oito. Apesar das dificuldades, o projeto nunca parou. "A gente não expõe mais nada do lado de fora e as filas são feitas mantendo o distanciamento.”

Com o agravamento da fome, o projeto passou a doar cestas básicas. Em 2020, foram distribuídas dez toneladas de alimentos. Em 2021, já são seis toneladas. Cassiano tem o sonho de ver o projeto crescer. Quer que o Banho Recife esteja nas ruas mais de um dia da semana. Lima, o pai do empresário, continuou oferecendo sopa até os últimos dias de vida. Cassiano pretende seguir o exemplo. “É a minha missão.” Doações podem ser feitas por meio do PIX 89873521453.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.