Descrição de chapéu interior de são paulo

Araçatuba tem explosivos espalhados por criminosos em 20 pontos

Três pessoas morreram, incluindo um criminoso, e há quatro feridos internados na Santa Casa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Araçatuba e Ribeirão Preto

A quadrilha que atacou bancos no início da madrugada desta segunda-feira (30) em Araçatuba, no interior de São Paulo, deixou explosivos espalhados em 20 pontos da cidade e monitorou toda a ação com drones.

Com armas potentes e explosivos, os assaltantes cercaram toda a região central da cidade e explodiram caixas em ao menos duas agências bancárias. Três pessoas morreram, incluindo um criminoso, e há quatro feridos internados na Santa Casa local.

c
Explosivos conhecidos como melaton, uma espécie de superdinamite caseira, foram espalhados pelas ruas de Araçatuba pelos criminosos - Reprodução/Twitter


As bombas foram deixadas em pontos do centro de Araçatuba, incluindo um caminhão carregado que foi abandonado em frente a um dos bancos atacados, de acordo com a polícia.

“Solicitamos à população que evite passar pelo centro da cidade, pois ainda há muitos explosivos no local”, diz trecho de comunicado da Polícia Militar aos moradores.

Toda a ação, de acordo com a Polícia Militar, foi monitorada por drones, desde a chegada ao perímetro urbano até a fuga pelo bairro rural Engenheiro Taveira.

Sabe-se, até agora, que os criminosos usaram metalons, a superdinamite caseira, acionados a distância por celulares.

O metalon é normalmente uma estrutura metálica oca (como um pé de mesa de cozinha ou de carteira escolar) preenchida com pólvora (preta ou branca) ou uma emulsão. Segundo a polícia, o artefato começou a ser usado em 2018, mas as últimas apreensões revelaram que o equipamento estava mais sofisticado, com acionamento à distância.

As bombas espalhadas na cidade fizeram com que equipes do Gate fossem a Araçatuba para recolher os explosivos.

Entre os feridos está um morador de rua que, segundo a PM, teve os pés e a mão decepados após a explosão de uma das bombas espalhadas na cidade.

Durante a fuga, os criminosos deixaram para trás munição e armas de grosso calibre, dentre elas fuzis calibre .50 e 7.62 mm, além de “miguelitos”, que são artefatos de metal utilizados para furar pneus de veículos.

De acordo com a polícia, não se sabe até o momento o total de criminosos envolvidos na ação. Dois foram capturados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.