Descrição de chapéu Cinema

Folha realiza debate sobre documentário 'Encarcerados'

Evento contará com a presença de Drauzio Varella e Claudia Calabi, diretora do filme

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Folha realiza neste sábado (28), às 14h, um debate sobre o documentário "Encarcerados", que traz os dilemas do sistema carcerário brasileiro sob os olhares dos agentes penitenciários. A produção foi exibida pelo jornal para 150 leitores e estreou nos cinemas na quinta (26).

O evento contará com a presença do médico Drauzio Varella, Claudia Calabi, diretora do documentário, e Igor Rocha, agente penitenciário.


Assista ao debate:

Varella é autor dos livros “Estação Carandiru”, “Carcereiros” e “Prisioneiras”, que serviram de inspiração para o documentário.

Participa também do debate Leonardo Precioso, fundador e CEO do Instituto Recomeçar, que visa a reinserção de ex-presidiários no mercado de trabalho.

Filmado antes do início da pandemia de Covid-19, em oito penitenciárias de São Paulo, “Encarcerados” traz depoimentos de diferentes gerações de agentes penitenciários, alguns já aposentados, outros ainda na ativa, além de familiares e de ex-prisioneiros.

O documentário traça uma linha do tempo que vai da ditadura militar ao surgimento do PCC, passando pelo massacre do Carandiru. O jornalista Pedro Bial também faz parte dos diretores do documentário.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.