Avião da FAB cai e causa incêndio florestal em Campo Grande; veja vídeo

Piloto conseguiu se ejetar antes da queda; espaço aéreo da cidade ficou fechado por quase 3 horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) teve falha técnica e caiu nesta segunda-feira (13) em Campo Grande (MS). A queda gerou incêndio florestal e fez o espaço aéreo ser fechado por quase três horas, afetando dois voos comerciais que se dirigiam à cidade, um deles com 87.750 doses de vacina contra a Covid-19.

Durante um voo de treinamento, o piloto percebeu o problema e direcionou a aeronave de caça A-29 Super Tucano para uma região desabitada. Ele conseguiu se ejetar antes da queda, por volta das 11h20.

Caça A-29 Super Tucano, da FAB, cai em Campo Grande - Marcos Maluf/Campo Grande News

Um helicóptero H-60 Black Hawk do Esquadrão Pelicano foi acionado para resgatar o militar, que passa bem. Por meio de nota, o Comando da Aeronáutica informou que o piloto está recebendo acompanhamento médico e que investigará o acidente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio florestal é grande, influenciado pelos ventos fortes. Ao menos seis viaturas estão no local para conter a queimada.

O espaço aéreo da capital ficou fechado entre as 11h20 e 14h (horário local), afetando ao menos dois voos que estavam previstos para o Aeroporto Internacional de Campo Grande, informa a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária).

Um dos aviões, que carregava um lote com 87.750 doses de vacinas da Pfizer, precisou voltar para Guarulhos para reabastecer e trocar a tripulação. Por causa do atraso, alguns passageiros desistiram de viajar. A aeronave, antes prevista para pousar às 13h15, aterrissou às 17h na capital de Mato Grosso do Sul.

Bombeiros trabalham para acabar com incêndio causado por queda de avião da FAB, em Campo Grande
Bombeiros trabalham para acabar com incêndio causado por queda de avião da FAB, em Campo Grande - Divulgação Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.