Corujão da Saúde volta em SP com prioridade para pacientes com câncer

Programa será retomado em outubro e visa reduzir fila de 300 mil exames no estado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A gestão do governador João Doria (PSDB) irá priorizar o atendimento a pacientes com suspeita de diagnóstico de câncer na retomada do programa Corujão da Saúde, prevista para acontecer em 1º de outubro.

De acordo com o governo, o estado de São Paulo tem hoje uma fila de 300 mil exames nas mais diferentes especialidades, como endoscopia, tomografia, ultrassonografia, ressonância e biopsia para seis tipos de câncer (pele, pulmão, cerebral, próstata, tireoide e aparelho digestivo).

Receitas médicas em cima de uma mesa
Moradora de São Paulo exibe receitas médicas paradas porque não consegue atendimento nos postos de saúde perto de sua casa - Zanone Fraissat - 15.fev.2017/Folhapress

Neste sábado (18), será aberto o segundo edital para a contratação de empresas privadas interessadas em disponibilizar os exames mediante pagamento dos procedimentos de acordo com a tabela SUS.

Os atendimentos serão feitos em horários alternativos (à noite e de madrugada), quando os laboratórios e hospitais não funcionam. O investimento será de R$ 45 milhões.

O Corujão da Saúde foi implantado por Doria enquanto prefeito da capital, em 2017. Na ocasião, o Tribunal de Contas do Município apontou que 20% das 588.320 solicitações de exame foram excluídas da fila.

Além disso, cerca de 30% dos pacientes contactados não compareceram na data agendada para os exames. O órgão também concluiu que a fila por exames na rede municipal voltou a crescer após o fim do programa.

A gestão argumentou que as exclusões foram de solicitações duplicadas ou de casos em que os pacientes não tinham mais necessidade do exame.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.