Descrição de chapéu Obituário Pedro Ugo Lino Antônio Campanerut (1958 - 2021)

Mortes: Cheio de ideias, criou projeto para incentivar a reciclagem

Pedro Campanerut morreu por complicações da Covid-19

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Observador atento do cotidiano, inteligente e cheio de ideias, Pedro Campanerut encontrou uma solução para melhorar o transporte do material reciclado recolhido pelos carroceiros: a fabricação de triciclos de carga.

O veículo, idealizado por um italiano chamado Giuseppe, permite recolher uma quantidade maior de materiais com mais segurança.

Pedro Ugo Lino Antônio Campanerut (1958-2021)
Pedro Ugo Lino Antônio Campanerut (1958-2021) - Arquivo pessoal

A ideia de Pedro foi selecionada pela Ambev em uma iniciativa que buscava projetos que melhorassem ou incentivassem a reciclagem.

“Ele estava numa fase produtiva e cheia de sonhos. Entrou numa ação social da Ambev e foi um dos finalistas. A empresa o apoiaria no desenvolvimento do seu projeto. O primeiro triciclo fabricado seria doado aos catadores de recicláveis que ficam perto de onde moramos”, conta a pediatra Cilene de Jesus Jorge Campanerut, 51, sua mulher.

A Covid-19, porém, interrompeu seu sonho. Pedro morreu dia 2 de setembro, aos 63 anos, na data em que completou 20 anos de casamento. Segundo a esposa, ele não quis tomar a vacina. Neste ano, no dia 14 de abril, a doença também havia levado seu irmão, Angelo Campanerut, aos 64 anos.

Paulistano, era o segundo mais velho entre quatro filhos de um casal de imigrantes italianos.

Pedro começou a trabalhar muito cedo. Formado em educação física na USP, foi professor, trabalhou no InCor (Instituto do Coração), onde auxiliava cardiopatas nos exercícios físicos, e chegou a ser dono de escolas de natação e de idiomas.

De saúde perfeita, Pedro doava sangue anualmente. “O máximo que ele tinha era dor de cabeça”, diz Cilene.

O casal se conheceu no aniversário de uma amiga em comum, num bar em Moema (zona sul da capital paulista) e logo começou a namorar.

“Pedro tinha facilidade para fazer amizades e era uma pessoa generosa. Ele estava sempre pronto para ajudar. Foi ótimo pai, filho e companheiro.” Ele deixa a esposa e dois filhos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.