Descrição de chapéu Obituário José Henrique Busetti (1951 - 2021)

Mortes: Foi admirado pelos alunos pela dedicação no ensino de anatomia

José Henrique Busetti era professor da Faculdade de Medicina do ABC há 41 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Professor titular de anatomia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), José Henrique Busetti formou mais de 4.000 médicos. Sua dedicação pode ser comprovada pela forma como sempre foi querido e admirado pelos alunos, que carinhosamente o chamavam de “Taubaté” —uma referência à cidade onde estudou.

José Henrique se formou na Faculdade de Medicina de Taubaté (1976), fez residência médica em cirurgia geral e especializou-se em metodologia do ensino superior e em fisiologia aplicada à medicina.

Concluiu mestrado em anatomia e doutorado em anatomia aplicada pela Escola Paulista de Medicina, da Unifesp. “Docente da FMABC há 41 anos, ele colaborou sobremaneira com o desenvolvimento da disciplina e da própria instituição, protagonista de histórias inesquecíveis para os milhares de alunos que iniciaram os estudos de anatomia humana sob sua tutela”, diz trecho da nota da Fundação do ABC, mantenedora da instituição.

José Henrique Busetti (1951-2021)
José Henrique Busetti (1951-2021) - FMABC

O médico também era membro honorário da Sociedade Brasileira de Anatomia e titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões. Mesmo com tantas atribuições, em 2015, concluiu o curso de direito pela Universidade Anhanguera.

“O doutor Busetti era um professor 100% dedicado ao ensino e queria a melhor formação possível para os seus alunos. Ele oferecia toda a experiência e vivência como médico à arte de ensinar anatomia. Além das aulas regulares, anualmente fazia durante as nossas férias o curso de verão, com alunos de várias partes do Brasil. Era um dos seus grandes orgulhos”, afirma David Feder, 64, professor de Farmacologia da FMABC.

Mario Faro, professor e coordenador do curso de medicina da FMABC, lembra do amigo como um docente rígido, justo, preocupado e querido pelos alunos.

“O professor Busetti não tinha meias palavras com os alunos, falava o que tinha que ser dito, mas sempre dentro das melhores intenções. Ele queria que o aluno fosse comprometido com a profissão que escolheu, que amadurecesse e entendesse o seu papel na sociedade como médico. A sua preocupação o fez um professor homenageado por tantas turmas”, afirma Mario.

Os dois se conheceram em 1981 e logo viraram amigos —além de ambos serem médicos, descobriram logo que também concordavam em muitos outros assuntos.

José Henrique Busetti morreu dia 22 de agosto, nove dias antes de completar 70 anos. A causa da morte não foi informada.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.