Descrição de chapéu jornalismo mídia

Cátedra Otavio Frias Filho debate união da ciência e do jornalismo em abordagens sobre o racismo

Conferência online na USP com pesquisadores abordou novas possibilidades do Índice Folha de Equilíbrio Racial

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O aprofundamento das possibilidades de geração de novos dados a respeito da questão racial no Brasil e a produção científica e jornalística de qualidade usada para embasar debates sobre o racismo no país estiveram no centro das discussões do evento online sobre o Índice Folha de Equilíbrio Racial (Ifer) nesta quarta-feira (14).

A conferência foi realizada pela Cátedra Otavio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, criada pela USP em parceria com a Folha, e contou com a presença dos pesquisadores do Insper Alysson Portella, Sergio Firpo e Michael França (que também é colunista do jornal). O evento foi mediado por Érica Fraga, repórter especial da Folha.

A busca pelo aprofundamento das razões que tornam uma região brasileira mais ou menos desequilibrada em relação à inclusão racial, por exemplo, e a análise de impacto de políticas públicas no enfrentamento de distorções educacionais entre brancos e negros foram alguns dos pontos levantados como futuros campos de avanço para o índice.

Reprodução de uma tela de computador com várias janelas de câmeras abertas com diferentes pessoas reunidas em uma apresentação virtual
Cerimônia virtual de posse de Muniz Sodré como titular da Cátedra Otavio Frias Filho, na USP - Marlene Bargamo/Folhapress

“Fiquei realmente entusiasmado com o índice. O fato de o estudo ser baseado em evidências me leva a pensar nos ganhadores do Nobel e Economia, que caracterizam seus feitos como experiências naturais que, no meu entendimento, são a aproximação dos números com a vida real. É uma métrica atenta à vida concreta brasileira”, disse o professor Muniz Sodré, primeiro titular da cátedra, professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro e um dos pesquisadores brasileiros mais influentes da área de comunicação.

Além de Sodré, a conferência teve como comentaristas André Chaves de Melo Silva, coordenador acadêmico da cátedra, Claudio Tognolli, da Escola de Comunicação e Artes da USP, e Vinicius Mota, secretário de Redação da Folha.

A primeira parte da apresentação foi dedicada às explicações sobre a metodologia dos dados estatísticos gerados para o Ifer, que abrangem educação superior, renda e longevidade. Érica Fraga falou a respeito do tratamento jornalístico dado às informações produzidas, que originaram a série A Cor da Desigualdade no Brasil.

Muniz Sodré destacou ainda a importância do índice para o “jornalismo construtivo”, que busca refletir sobre soluções para demandas sociais e a construção de caminhos para enfrentar problemas em uma sociedade.

“O índice é numérico e pode assustar, no início, com sua abordagem matemática, mas ele é claro e simples. Esse estudo é jornalismo construtivo”.

André Chaves destacou a importância de saber detalhadamente como os dados do Ifer foram gerados.

“Saber como os dados surgiram é muito importante. A metodologia clarifica e qualifica o debate. O grande objetivo da cátedra é trazer ciência para o debate da diversidade e de todas as questões que envolvem a diversidade, raciais e outras tantas, que são tão urgentes e tão caras à democracia e ao equilibro que estão faltando neste país”, afirma.

Segundo ele, “equilíbrio da vivência e da convivência, que perdemos muito nos últimos anos, com tensões de fundamentalismos e de muita violência no sentido físico e outros modos. O índice ajuda a pensar o Brasil em outro patamar.”

Para Vinicius Mota, o jornalismo avança e se beneficia com a produção acadêmica de alto nível. “Ele [o jornalismo] produz olhares novos que podem descrever uma realidade. Em colaboração com pesquisadores, conseguimos, às vezes, construir algumas lentes que ajudam a contar histórias mais analiticamente”.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.