Círio de Nazaré leva milhares às ruas de Belém mesmo sem procissão oficial

Evento teve sobrevoo com imagem de Nossa Senhora de Nazaré

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

A tradicional procissão oficial não foi realizada em razão da Covid-19, mas isso não impediu que milhares de pessoas fossem às ruas neste domingo (10) em Belém para a celebração do Círio de Nazaré.

Do alto de um helicóptero, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré abençoou os fiéis, no segundo ano seguido sem a maioria das procissões devido à pandemia. Só 1 das 12 romarias tradicionais foi realizada.

Imagem mostra fiéis perto de imagem após missa solene do Círio de Nazaré na Catedral Metropolitana de Belém
Missa solene do Círio de Nazaré na Catedral Metropolitana de Belém e embarque da Imagem Peregrina em helicóptero - Pedro Guerreiro/Agencia Pará

Um sobrevoo da imagem às 8h30 deste domingo levou a multidão às ruas, que se manteve até a realização do percurso do círio num sobrevoo, a partir das 11h.

Fiéis pagando promessas e devotos foram às ruas como habitualmente acontece no segundo domingo de outubro de todos os anos. Pequenos comerciantes também estavam lá.

Não foi divulgada a estimativa de público deste ano, mas em 2020, quando já havia restrições devido à pandemia, calculou-se que 100 mil pessoas foram às ruas para celebrar a data.

Antes da pandemia, o Círio de Nazaré recebia cerca de 2 milhões de pessoas anualmente, que percorriam o trecho entre a catedral e a praça Santuário de Nazaré.

As celebrações da 229ª edição do Círio foram intensas nos últimos dias na capital paraense. Na sexta-feira (8), a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré percorreu ruas de Marituba e Ananindeua, na região metropolitana de Belém, logo após a missa solene na Basílica-Santuário, no início da manhã.

O trajeto, de 47 quilômetros, é o mais longo e com maior duração de toda a programação, e é seguido por fiéis a pé, de bicicleta, em motos ou carros.

Neste sábado (9), depois da pregação na basílica, houve a descida da imagem original de Nossa Senhora do Glória, que foi levada para fora da igreja para que fiéis que acompanhavam a missa num telão pudessem vê-la.

A transladação, que deixou de ocorrer oficialmente devido ao novo coronavírus, foi celebrada pelos fiéis sem a imagem de Nossa Senhora. O trajeto tem 3,6 quilômetros, entre a avenida Nazaré e a igreja da Sé, que foi interditado pela Semob (Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém).

O percurso é o inverso do realizado na manhã de domingo, e foi marcado por muitas pessoas sem máscaras no trajeto.

A primeira celebração do Círio de Nazaré ocorreu na tarde de 8 de setembro de 1793. Em 1854, ele passou a ser celebrado de manhã e, desde 1901, a data passou a ser o segundo domingo de outubro.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.