Descrição de chapéu Obituário Maurício Benedito Luciano (1957 - 2021)

Mortes: Foi educador de toda uma cidade

Maurício Benedito Luciano trabalhou por mais de 40 anos como professor e diretor da mesma escola em Luís Antônio, no interior de São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na mesma escola em que estudou, Maurício Benedito Luciano deu a sua primeira aula como professor de matemática. Foi lá onde passou quase 43 anos de sua vida profissional, passando de docente a diretor.

Luciano nasceu em Luís Antônio, cidade no interior paulista (distante cerca de 300 km da capital). Ele e os três irmãos estudaram na escola Coronel Arthur Pires, à época uma das únicas unidades de ensino do município,

Logo nos primeiros anos de estudo, Luciano já dizia que queria ser professor. Cursou o magistério em uma cidade vizinha e, de lá, voltou para a escola onde cresceu, dessa vez para dar aula.

Depois de alguns anos, decidiu cursar pedagogia com especialização em administração escolar, o que o levou ao cargo de direção da unidade.

Maurício Benedito Luciano trabalhou por mais de 40 anos como professor e diretor da mesma escola em Luís Antônio
Maurício Benedito Luciano trabalhou por mais de 40 anos como professor e diretor da mesma escola em Luís Antônio - Acervo Pessoal

“Ele tinha muito orgulho da trajetória que construiu, foi de aluno a professor e diretor da mesma escola. Uma escola pela qual tinha muito carinho”, contou a irmã Ana Maria Luciano Pedro, 69.

Na cidade, com pouco mais de 14 mil habitantes e apenas uma escola pública de ensino médio, Luciano foi professor ou diretor de quase todos os alunos que concluíram os estudos em Luís Antônio.

“Ele tinha alunos espalhados pela cidade toda e era muito querido por todos, sempre muito respeitado. Era conhecido por sempre chamar os alunos de jovens”, disse Ana Maria.

A irmã lembra que Luciano ficou muito preocupado com o fechamento da escola durante a pandemia, temia que os alunos não estivessem aprendendo ou não tivessem como se alimentar bem em casa. Organizou e incentivou o retorno dos estudantes à unidade assim que houve liberação.

Depois de um mês recebendo a maioria dos alunos presencialmente de novo, Luciano foi infectado pela Covid-19. Teve complicações da doença e não resistiu.

Além da dedicação pela profissão, era conhecido na cidade também pelo enorme desejo de conhecer o mundo. Nos últimos anos, vinha economizando dinheiro para que pudesse fazer uma viagem internacional.

Solteiro, deixa dois irmãos mais velhos, Ana Maria e Carlos Alberto Luciano.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.