Descrição de chapéu Obituário Ivo Barbiero (1943 - 2021)

Mortes: Talentoso com números, foi do seminário às finanças

Ivo Barbiero construiu carreira de sucesso em bancos e da família foi um guardião

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Além da altura e do bigode, que nunca encobriu o sorriso acolhedor, a calma e a serenidade eram marcantes em Ivo Barbiero. O cérebro brilhante nunca se sobrepôs, porém, à sua humildade e simplicidade.

Natural de Chapecó (SC), Ivo queria ser padre e chegou a frequentar um seminário, mas descobriu aptidão para os números. Da área contábil migrou para economia e fez sucesso no mercado financeiro com atuação em bancos comerciais.

Em 2000, foi convidado para fazer parte da proScore, um bureau de informação e análise de crédito. Presidiu a empresa por 12 anos e depois tornou-se presidente do conselho. Na época, Ivo serviu de fonte para a imprensa do segmento econômico e falou aos principais veículos de comunicação.

Ivo Barbiero (1943-2021)
Ivo Barbiero (1943-2021) - Arquivo pessoal

Segundo Mellissa Penteado, 39, CEO da proScore e amiga, Ivo era um homem trabalhador, simples, ético, extremamente educado e solícito.

"Ter a mente ativa o instigava demais. Seu desejo de deixar bons exemplos sempre foi muito forte. Mesmo imerso no mercado financeiro, ele nunca foi prepotente. De opiniões fortes, era humilde e respeitava quando havia discordâncias. Tive um professor ao meu lado", afirma.

Ivo não dispensava uma praia, mas nos últimos tempos havia optado por passar a maior parte dos dias em seu sítio no interior paulista. Ele adorava agricultura, cuidar das plantações e dos animais. Festeiro e fã de churrasco, sempre arrumava uma desculpa para uma comemoração ou cantoria.

Guardião da família, ao lado dela fez muitas viagens. Aos filhos e netos ofereceu o melhor colo.

No dia 21 de outubro, aos 78 anos, Ivo morreu após sofrer uma parada cardíaca enquanto montava um quebra-cabeças, uma das atividades preferidas.

Ele deixa a esposa, dois filhos, quatro netos, a nora e o genro.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.