Descrição de chapéu Coronavírus

Prefeitura de SP faz memorial dedicado às vítimas da Covid-19 na praça Roosevelt

Durante um mês, cataventos que representam os mortos em decorrência da pandemia ficarão expostos na praça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A praça Roosevelt, localizada no centro de São Paulo, será tomada por diversos cataventos a partir deste domingo (3) —cada um deles representará uma vítima da Covid-19.

A ação é parte do chamado Memorial de Despedida, promovida pela prefeitura, que visa homenagear os 38 mil mortos pela doença na capital paulista e permitir que as famílias se despeçam de seus entes em um ritual. Entre os apoios do evento, está o blog Morte sem Tabu, da Folha.

No início da pandemia, a prefeitura restringiu o público e o horário de funerais para evitar o contágio do vírus. Assim, os rituais fúnebres acabaram sendo realizados de maneira limitada nesse período, o que fez com que pessoas fossem privadas do importante momento de despedida de seus parentes e amigos.

Desde setembro, as cerimônias foram liberadas se passados 20 dias de contágio das vítimas —a duração máxima da cerimônia, porém, segue sendo uma hora.

Catavento que integra Memorial da Despedida na praça Roosevelt
Catavento que integra Memorial da Despedida na praça Roosevelt - Divulgação

Durante um mês, os cataventos ficarão expostos na praça Roosevelt —os objetos foram confeccionados por membros da Escola de Samba Vai-Vai com material reciclado obtido por meio da cooperativa Recifavela.

Além das peças, a praça também vai contar com uma intervenção das artistas Negana e Carol Carreiro, que pintaram desenhos de corações em mais de 1.000 metros de muros no local.

Na abertura do memorial, na quarta-feira (6), acontece um cortejo, a partir das 11h. Na ocasião, serão carregados cataventos ao redor da praça, seguidos por familiares e amigos de vítimas. O evento estava programado para domingo (3), mas acabou adiado em razão da chuva que atingiu a capital paulista.

A ideia é que, aos finais de semana, as famílias que visitarem o espaço sejam recebidas por monitores que vão entregar fitas coloridas para que os nomes das vítimas sejam escritos. Depois, elas serão amarradas nos cataventos.

O memorial será encerrado no Dia de Finados. Ao final do evento, a população poderá levar para casa o catavento correspondente a uma pessoa que partiu.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.