Descrição de chapéu Rio de Janeiro Coronavírus

Rio libera lotação máxima em cinemas, teatros, festas e shoppings

Parte dos alunos da rede pública também volta a ter aulas presenciais nesta segunda-feira (18)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), publicou nesta segunda-feira (18) um decreto autorizando a lotação máxima em espaços como cinemas, teatros, casas de festa e centros comerciais.

O decreto determina também que não é mais necessário haver distanciamento social nesses ambientes, apenas manter o uso de máscaras. Antes, a lotação permitida era de 70% com distanciamento de um metro entre as pessoas.

Praia de Ipanema cheia no último dia do verão de 2021, no Rio de Janeiro
Praia de Ipanema cheia no último dia do verão de 2021, no Rio de Janeiro - Ricardo Moraes - 19.mar.2021/Reuters

Segue suspenso, porém, o funcionamento de boates, danceterias e salões de dança até que 65% da população tenha completado o esquema vacinal, número que está em 61,3% atualmente.

O decreto vem um dia depois de o secretário de Saúde da cidade, Daniel Soranz​, afirmar que a capital fluminense tem o menor número de pacientes internados por Covid desde o início da pandemia, bem como a menor taxa de transmissão desde o começo da crise sanitária.

"Nesta semana, de cada cem testes para Covid-19 realizados no Rio, somente quatro foram positivos, é o menor percentual de positividade visto até o momento", escreveu ele em uma rede social.

Na sexta-feira (15), durante a divulgação do último boletim epidemiológico da cidade, Soranz disse que, pela primeira vez, a pandemia está sob controle do Rio. "Se não houver uma nova variante, alguma surpresa, podemos falar que estamos numa situação de estabilidade."

Segundo o boletim, os casos de Covid e os atendimentos na rede de urgência e emergência por síndrome respiratória aguda grave estão em queda sustentada. Além disso, a fila por leito Covid está zerada.

Em agosto, Paes afirmou que o Rio era o epicentro de casos de Covid no país e cobrou agilidade do Ministério da Saúde na distribuição de imunizantes ao município.

Nesta segunda-feira, parte dos alunos da rede pública municipal volta a ter aulas presenciais. Isso inclui estudantes da pré-escola, do 1º, 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental e do programa Carioca II.

Já na próxima segunda (25), é a vez de alunos das creches, do 3º, 4º, 6º, 7º e 8º anos do ensino fundamental.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.