Descrição de chapéu feminicídio

Vereador é preso suspeito de amarrar mulher em árvore em Minas

Caso ocorreu em Serranópolis de Minas; defesa do homem nega as acusações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Conselheiro Lafaiete (MG)

Um vereador da cidade de Serranópolis de Minas, localizada no norte de Minas Gerais, foi indiciado pela polícia e está preso sob suspeita de agredir e amarrar uma mulher a uma árvore —os dois tinham um relacionamento, de acordo com o advogado da vítima.

Adva Avelino de Souza (PSD) foi levado para o presídio de Porteirinha no dia 28 de setembro sob a acusação de tentativa de feminicídio, de acordo com o debelgado do caso, André Brandão. As agressões teriam ocorrido na quinta-feira anterior (23) na casa onde ele e a mulher moravam.

Segundo a Polícia Civil, o homem teria amarrado a vítima pelo pescoço em uma árvore, para asfixiá-la e depois a arrastou pelo chão do terreno. Ele teria feito isso porque estava com ciúmes dela devido a postagens em redes sociais.

Mulher mostra as marcas deixadas em seu pescoço após ser amarrada
Vítima mostra marcas que ficaram em seu pescoço ao sofrer agressão - Fabio Silva Nunes/Reprodução

Em um vídeo, gravado por seu advogado, a vítima conta como foram as agressões. “Ele pegou a corda, me puxou e passou a corda aqui [ela diz, apontando para um tronco de árvore]. Eu falei: ‘me solta, moço, solta, não me mata, não’”, diz ela.

No vídeo, é possível ver as marcas deixadas pela corda no pescoço da mulher. Ela também indica a distância que teria sido arrastada e diz que, caso não tivesse conseguido se soltar da corda, teria morrido.

De acordo com a polícia, a perícia confirmou as marcas deixadas no pescoço e nas costas da mulher por conta das agressões.

Vítima mostra marcas que ficaram em seu braço e suas costas ao sofrer agressão
Vítima mostra marcas que ficaram em seu corpo - Fabio Silva Nunes/Reprodução

Fabio Silva Nunes, advogado da vítima, disse que em 2019 o casal dissolveu a união estável que mantinha até então. Pelo acordo, ela ficaria com a casa e ele, com o carro. Os dois reataram o relacionamento, mas voltaram a se desentender.

“Ela não queria mais continuar, então ela entrou com uma ação pedindo que ele deixasse a casa e pagasse os alimentos atrasados. A decisão judicial saiu e foi favorável, mas quando ela informou a situação ele não aceitou”, afirmou o advogado.

Um dia após as agressões, a vítima procurou Fabio relatando o que tinha acontecido. Ele foi o responsável por procurar a polícia, que foi então até a residência, mas não encontrou Adva.

O vereador foi achado e preso só cinco dias depois. Segundo o delegado Brandão, ele estava em uma propriedade de difícil acesso na zona rural de Serranópolis de Minas. Junto com o suspeito foi encontrada uma quantia de R$ 10.850 em espécie.

Segundo Karom Kaiquy Gomes Amaral, advogado do suspeito, o dinheiro encontrado seria destinado ao pagamento de uma compra de gado para a propriedade rural do vereador.

A defesa de Adva nega as acusações e afirma que o vereador nunca pensou em fugir do município.

“Na verdade, esses fatos são fatos desvirtuados da realidade. Infelizmente, a polícia não investigou de forma correta e a mídia, pelo fato de ser um vereador, acabou distorcendo os fatos. A defesa tem a plena convicção de que o Adva é inocente e iremos demonstrar e provar isso nos autos”, afirma Karom.

Por meio de nota, o PSD de Minas afirmou que está acompanhando a apuração do caso em contato direto com o diretório local.

“O Partido Social Democrático de Minas Gerais (PSD-MG) tomou conhecimento do fato pela imprensa e repudia qualquer tipo de violência, principalmente contra mulheres”, diz a nota.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.