CEUs de SP inaugurados há 1 ano seguem fechados para atividades culturais e esportivas

Prefeitura diz que espaços serão abertos depois que iniciativa privada assumir a gestão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jessica Bernardo
São Paulo | Agência Mural

Sem dinheiro para o ônibus, Valmir Sanches Júnior costumava andar por uma hora até o CEU (Centro Educacional Unificado) Pêra Marmelo, na zona noroeste de São Paulo, durante a adolescência.

A unidade oferecia shows e eventos gratuitos, e era a mais próxima da casa dele. "Era sensacional porque tinha teatro. Coisa que desse lado da ponte a gente nunca achou que ia ter", conta.

Aos 32 anos, o operador de logística agora é vizinho do CEU Pinheirinho D’Água, mas nunca viu uma apresentação no espaço. Os portões da unidade continuam fechados para os moradores do bairro e apenas os estudantes do local acessam o prédio.

A unidade está entre os 12 CEUs da cidade que foram inaugurados no período eleitoral de 2020 e continuam com blocos inteiros vazios —hoje, nesses centros, só aulas foram iniciadas.

Valmir Sanches Júnior em frente ao Parque Pinheirinho D'Água, que faz parte do Território CEU Pinheirinho
Valmir Sanches Júnior em frente ao Parque Pinheirinho D'Água, que faz parte do Território CEU Pinheirinho - Jessica Bernardo/Agência Mural

A reportagem da Agência Mural visitou três dos novos CEUs. No Pinheirinho D’Água, a piscina externa está com a água esverdeada. Uma professora que dá aulas na unidade e preferiu não se identificar diz que as crianças da região já pularam as grades do CEU para se refrescar no local em dias de calor.

A unidade tem também outros equipamentos fechados para o público, como uma piscina coberta e uma biblioteca. O espaço para empréstimo de livros, no entanto, foi entregue sem nenhum exemplar e tem sido abastecido com doações dos próprios funcionários.

No CEU Carrão, na zona leste, o prédio que toma quase todo o quarteirão da rua Monte Serrat continua com o bloco cultural fechado. Do outro lado, as piscinas vazias —e aparentemente limpas— estão rodeadas por grades de segurança e com aviso para que os visitantes não ultrapassem a barreira.

A unidade do Carrão divide terreno com o Centro Esportivo Brigadeiro Eduardo Gomes. O espaço, que seria integrado ao CEU pelo projeto da prefeitura, também chegou a ficar fechado depois do término das obras no centro educacional.

Norma Sueli Torres, 62, que acompanhou de perto a construção se surpreendeu quando, depois de finalizadas as obras no local, o Centro Esportivo continuou fechado. Em setembro, ela e outros moradores da região fizeram um protesto contra a situação do espaço. A manifestação foi organizada pela Associação de Moradores do Tatuapé e reuniu mais de 200 pessoas.

Durante o ato, os moradores coletaram assinaturas para pedir a reabertura do lugar. Menos de um mês depois, a prefeitura reabriu o centro esportivo para o uso da população, que agora pode usufruir de quadras, equipamentos de ginástica, pistas de caminhada e playground.

Norma diz, no entanto, que a população ainda espera que atividades como dança de salão, boxe e ginástica em grupo sejam oferecidas ali.

SEM PARQUINHO

Na zona norte, o CEU Tremembé ainda não é usado pela população e a sala de dança segue vazia, assim como a piscina e o teatro. A unidade também não tem playground para os alunos que estudam no local. Assim, as mães e os pais das crianças organizaram uma vaquinha virtual para viabilizar a compra de brinquedos para o parquinho.

Junto com outros responsáveis, Marília Cristina Ferreira, 38, mãe do aluno João Pedro, 2, tenta arrecadar dinheiro para comprar as estruturas do playground. De acordo com ela, a escola recebeu doações de alguns brinquedos de outras instituições, mas são poucos e só comportam crianças muito pequenas.

Marília conta que matriculou o filho na escola pensando na estrutura e nas atividades que o espaço poderia oferecer, mas que ficou surpresa com os problemas que encontrou até agora.

A vaquinha virtual foi criada em outubro e até agora arrecadou menos de R$ 900. A meta é atingir R$ 18 mil para atender as necessidades dos quase 700 alunos da unidade. Caso a obra para a instalação do playground não seja autorizada pela prefeitura, o grupo pretende reverter o valor arrecadado para compra de outros brinquedos.

ADMINISTRAÇÃO PRIVADA

A prefeitura está com uma licitação em andamento para definir organizações sociais que ficarão responsáveis pela administração dos 12 CEUs que estão fechados para a população. As entidades serão responsáveis por gerir as atividades culturais e esportivas dessas unidades.

A licitação chegou a ser barrada pelo TCM (Tribunal de Contas do Município), mas foi liberada pelo órgão depois que a prefeitura modificou alguns itens do edital. As 12 unidades serão as primeiras em São Paulo a terem a gestão privada no comando dos equipamentos culturais e esportivos. As escolas instaladas nos locais continuarão, porém, sob a administração municipal.

Para a dirigente do Sindsep (Sindicato dos Servidores Municipais de São Paulo), Luba Melo, o atraso de um ano para abrir os CEUs ao público demonstra que a prefeitura está abandonando os centros educacionais.

CEU (Centro Educacional Unificado) Taipas, na zona norte da capital paulista - Mathilde Missioneiro - 7.out.2020/Folhapress

O sindicato é contra a gestão privada nas 12 unidades. A concessão dos locais para organizações sociais foi defendida pelo ex-prefeito Bruno Covas (PSDB), como uma forma de economizar verbas e reduzir as demandas da prefeitura.

Os CEUs que terão a gestão concedida à iniciativa privada estão entre os 14 que tiveram as obras paralisadas durante as administrações dos prefeitos Fernando Haddad (PT) e João Doria (PSDB). Na época, nos terrenos abandonados, houve descarte irregular de lixo, além do acumulo de insetos, mato alto e ratos.

O abandono gerou uma mobilização por parte dos moradores e, em 2018, a prefeitura anunciou a retomada das obras nessas 12 unidades.

OUTRO LADO

Em nota, a gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) disse que a intervenção do TCM no edital atrasou a seleção das organizações que serão responsáveis pela gestão dos CEUs e consequentemente a abertura dos espaços para o público.

Questionada sobre a água esverdeada da piscina do CEU Pinheirinho D’Água, a prefeitura afirmou que aguarda a troca da bomba d’água para a limpeza completa da piscina. "Neste período a limpeza com cloro mantém a água sem a proliferação de insetos. Reforçamos que a piscina não está aberta ao público."

Quanto à biblioteca da unidade Pinheiro D’Água, a prefeitura disse que o espaço já conta com doações de livros.

Sobre a vaquinha feita pelos pais de estudantes do CEU Tremembé, a Secretaria Municipal de Educação afirmou que o local passou por uma reorganização para receber brinquedos como escorregador, além de brinquedos pedagógicos que serão dispostos na área externa da unidade.


O que é um CEU (Centro de Educação Unificado)?

Criados desde 2002, são centros que reúnem atividades escolares, culturais e esportivas. Existem 58 unidades, 12 delas entregues em 2020.

CEUs inaugurados desde 2020 e sem atividades culturais e esportivas

CEU Cidade Tiradentes Enedina Alves Marques
R. Salvador Vigano, 100, Conj. Habitacional Barro Branco II

CEU Freguesia Esperança Garcia
R. Jacutiba, 167, Parque São Luis

CEU Artur Alvim Abdias do Nascimento
R. José Balangio, 188, Arthur Alvim

CEU José Bonifácio – Francisco José do Nascimento (Dragão do Mar)
R. Professora Lucila Cerqueira, 194, Jardim São Pedro

CEU Parque do Carmo – João Cândido (Almirante Negro)
Av. Afonso Sampaio e Souza, 2001, Itaquera

CEU Parque Novo Mundo – Leônidas da Silva
Av. Ernesto Augusto Lopes, 100, Parque Vila Maria

CEU Pinheirinho D’Água Professora Maria Beatriz Nascimento
R. João Amado Coutinho, s/n, Jaraguá

CEU São Miguel Luiz Melodia
R. José Ferreira Crespo, 475, Jardim São Vicente

CEU Taipas – Professora Maria Beatriz Nascimento
R. João Amado Coutinho, s/n, Jaraguá

CEU Tremembé Maria Firmina dos Reis
R. Adauto Bezerra Delgado, 94, Parque Casa de Pedra

CEU Vila Alpina – Professora Virgínia Leone Bicudo
Av. Francisco Falconi, 83, Vila Alpina

CEU Carrão – Carolina Maria de Jesus
R. Monte Serrat, 230, Tatuapé

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.