Descrição de chapéu Obituário Ricardo Feltre (1928 - 2021)

Mortes: Empreendedor, alcançou sucesso com carisma e trabalho

Ricardo Feltre foi professor de química e um dos fundadores da editora Moderna

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O respeito e a relação amistosa e próxima de seus funcionários eram marcas do professor de química, Ricardo Feltre, fundador da editora Moderna e um dos mais importantes autores de livros didáticos no país.

"Era um sujeito próximo das pessoas, o dono que circulava pela empresa e chamava os funcionários pelo nome. Ele sempre cuidou das pessoas", afirma o diretor-geral da editora, Ângelo Xavier, que conviveu com o professor boa parte dos 32 anos que possui de empresa.

Segundo Ângelo, a simplicidade, o carisma e algumas "sacadas engraçadas", tornavam a conversa com Ricardo agradável.

Ricardo Feltre (1928-2021)
Ricardo Feltre (1928-2021) - Arquivo pessoal


Em julho de 1968, Ricardo e dois colegas professores —Carlos Marmo e Setsuo Yoshinaga — criaram a Editora Moderna para produzirem, em maior escala, materiais didáticos que já usavam em salas de aula de cursos pré-vestibular.

A Moderna é líder do Programa Nacional do Livro Didático, que atende a 27 milhões de crianças e jovens no país.

Há duas décadas, a empresa pertence ao Grupo Santillana. Nos primeiros dez anos da nova gestão, Ricardo Feltre permaneceu como presidente de honra.

"O professor Feltre transformou o ensino de química para estudantes do ensino médio e formou uma legião de professores e alunos nas últimas décadas. Deixa uma marca importante como empreendedor, quando, com 40 anos de idade, fundou a editora Moderna e construiu uma empresa onde as pessoas sempre foram respeitadas e puderam expressar suas opiniões com liberdade."

"Admiro sua história. É difícil olhar a editora sem vincular à figura dele. Ele deixa um legado na educação, na área da química, empresarial e de gestão", completa Ângelo.

"Ricardo Feltre deu espaço para as pessoas se expressarem e ensinou a levar a vida com alegria e alto astral", ressalta.

O professor morreu na madrugada de 5 de novembro. A causa não foi informada. De acordo com Ângelo, o professor estava internado no Hospital Sírio Libanês. Ele deixa a esposa, dois filhos e netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.