Descrição de chapéu Obituário Roberto Néri (1992 - 2021)

Mortes: Um gigante gentil que sabia da potência da delicadeza

Músico, professor e garçom, Roberto Néri mantinha a escuta atenta em que tudo que fazia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Daniel Dieb
São Paulo

Um gigante gentil, Roberto Néri da Silva Freitas sabia da potência da melodia sutil, da palavra delicada e da escuta atenta. Era assim no trato com as pessoas ou em suas criações artísticas, de músicas a poesias.

"Ele sempre foi um bom ouvinte e sabia falar as coisas certas no momento certo", lembra sua namorada, Ingrid Missio.

Roberto era alto e elegante, mas nem sempre foi assim. A altura de 1,95 m veio na espichada da adolescência.

Foto mostra Roberto Néri, que veste uma camisa azul de manga curta e estampas brancas.
Roberto Néri (1992 - 2021) - Arquivo pessoal

"Meu pai e eu o chamávamos de tampinha, pintor de rodapé e outros apelidos do tipo", conta Fábio Néri, o irmão mais velho. Foi nessa época que Roberto aprendeu a tocar bateria, instrumento que nunca teve, mas nunca fez falta, pois as almofadas de casa eram o tom, a caixa e os pratos.

O irmão conta que Roberto aprimorou a prática na igreja Bola de Neve do Guarujá (a 86 km de São Paulo), onde conheceu outros estilos musicais. "Depois aprendeu a tocar baixo e violão e não parou mais de compor."

Já a elegância veio depois que conheceu Ingrid, em setembro de 2014. Ficaram de lado o tênis, o jeans e a camiseta, e entraram as botas, a calça social e a camisa. "Ele adorava que as pessoas reconhecessem o vinco na calça social e não deixava de passar a roupa por nada", diz ela.

Bob, um dos apelidos pelos quais ele era conhecido, buscava a namorada no trabalho todos os dias. Ela conta que houve uma e outra vez que ele não foi, mas sempre avisava e pedia para alguém acompanhá-la. Os dois planejavam se casar no cartório no ano que vem.

Ele estava animado para o que seria sua primeira participação completa na criação de um disco, o de Naissius, projeto do amigo Vinícius Lepore, artista que conheceu em 2013 em um vagão do metrô de São Paulo

Bob também havia começado a publicar suas criações, como poemas e músicas, nas redes sociais. Em uma delas, escreveu que "para toda inquietude dominadora, há uma paz compensadora".

No domingo (7), Roberto terminou o expediente no restaurante Petí com um sorriso no rosto: ia visitar os pais no Guarujá pela primeira vez desde o início da pandemia. Estava com saudades deles e do mar. Na manhã de segunda (8), foi à praia para se banhar antes de voltar a São Paulo. Morreu afogado e espalhou saudades.

Roberto Néri deixa pai, mãe, irmão, namorada e dois gatos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.