Descrição de chapéu interior de são paulo

Onça-parda é flagrada em parque de Presidente Prudente; veja vídeo

É o terceiro registro de onças na cidade do interior paulista desde setembro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

O entregador Leonardo Linhares de Oliveira, 29, tinha mais um dia normal de trabalho em Presidente Prudente nesta segunda-feira (15), feriado da Proclamação da República, até que, ao parar a moto na avenida da Saudade, viu uma onça-parda passar perto dele e disparar rumo ao parque do Povo, um dos principais cartões-postais da cidade do interior paulista.

É a terceira vez que uma onça-parda é flagrada em Presidente Prudente (a 558 km de São Paulo) desde o mês de setembro. Não se sabe se é a mesma onça, já que nenhuma delas foi capturada, ou se animais diferentes estão sendo avistados nas ruas da cidade.

Onça parda no parque do povo em Presidente Prudente
Onça parda é flagrada no Parque do Povo, em Presidente Prudente - @leonardolinhares22 Instagram

Ao perceber o animal correndo em um dos locais mais movimentados do município, Oliveira tirou seu smartphone do bolso e começou a seguir e a filmar a onça passando perto das pessoas que se divertiam no parque ou descansavam à sombra das árvores.

"Ela estava correndo muito assustada. Se o semáforo estivesse aberto quando ela passou, poderia ter sido atropelada por algum veículo", conta Oliveira.

Ao flagrar a visita selvagem à zona urbana no início da tarde de segunda, o entregador enviou imediatamente o vídeo para sua mulher e um amigo, que compartilharam em redes sociais da cidade. A primeira reação das pessoas, diz Oliveira, foi de que o vídeo seria falso.

"Minha reação foi não acreditar no que via e queria filmar para mostrar para meu filho, e meu amigo começou a ser questionado sobre a veracidade do vídeo. As pessoas achavam que o objetivo era assustar a população. Mas não foi nada disso."

A hipótese mais provável é que o animal tenha chegado ao parque a partir de encanamentos existentes na região e desaparecido então em uma vegetação fechada existente nas proximidades.

"Não assustei, mas não esperava por isso. Era bem maior que um cão pastor alemão", diz o entregador.

A Polícia Ambiental e o Corpo de Bombeiros foram acionados, mas não haviam encontrado o animal até a tarde desta terça-feira (16).

De acordo com a polícia, a orientação aos moradores é que, ao avistarem animais selvagens, evitem encurralá-los ou capturá-los e liguem imediatamente para a polícia.

Antes, onças já tinham sido vistas duas vezes entre setembro e outubro na área urbana de Presidente Prudente.

Os registros, diferentemente de agora, ocorreram à noite e em bairros residenciais que tinham áreas de vegetação próximas. Antes do episódio no parque do Povo, o último flagra havia acontecido em 1º de outubro, no Jardim Vale do Sol.

Encontrar onças-pardas em zona urbana não é uma cena comum, mas os registros têm se sucedido no interior paulista: em outubro, bombeiros capturaram uma no banheiro de uma casa em São Pedro.

Antes, em 2019, uma onça-parda foi capturada em São Carlos e, no ano anterior, outra foi encontrada em Piratininga.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.