Descrição de chapéu interior de são paulo

Prefeitura de Bauru autua McDonald's por banheiros multigênero

Empresa, que diz promover ambiente inclusivo, tem 15 dias para apresentar alegações, sob risco de multa e interdição

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ribeirão Preto

A história que começou com uma reclamação de uma consumidora em uma rede social contra o "comunismo" terminou numa autuação da Prefeitura de Bauru ao McDonald’s por adotar banheiros multigênero em uma unidade da rede no interior de São Paulo.

O vídeo viralizou nas redes sociais nos últimos dias após a mulher afirmar que a rede, símbolo do capitalismo, era "comunista" por adotar banheiros, individuais, que podem ser utilizados por qualquer pessoa.

"Quero que todos vigiem. É um absurdo. Criança usa o mesmo banheiro. É o comunismo na cidade de Bauru. Uma vergonha", disse a mulher.

A prefeita bolsonarista Suéllen Rosim (Patriota), após tomar conhecimento do vídeo, disse em uma rede social que as exigências do Código Sanitário de Bauru não estavam sendo cumpridas e que "providências foram tomadas".

"Em relação a um vídeo que circula na internet sobre os banheiros de uma rede de lanchonete em Bauru, a Vigilância Sanitária esteve no local e as exigências do Código Sanitário do município não estão sendo cumpridas, portanto as providências foram tomadas", escreveu a prefeita.

A Vigilância Sanitária esteve na unidade do McDonald’s da avenida Nações Unidas e, ao constatar que os banheiros eram multigênero, autuou o restaurante por não cumprir as exigências do artigo 96 do Código Sanitário.

"Os sanitários devem ser separados e identificados, para cada sexo", diz o parágrafo primeiro do artigo. O McDonald’s tem prazo de 15 dias, a contar desde a última quinta-feira (11), para se manifestar sobre a autuação. Em caso de descumprimento ou de indeferimento das alegações, a unidade poderá ser multada e, em último caso, interditada.

Por meio de sua assessoria de comunicação, o McDonald’s informou ter "o compromisso com a promoção de um ambiente inclusivo e de respeito em seus restaurantes e adotou cabines individuais e de uso independente para que todas as pessoas se sintam bem-vindas e possam utilizá-las com conforto e privacidade".

"A companhia reforça que está em contato com as autoridades locais para manter suas unidades de acordo com as orientações determinadas por elas", diz o comunicado.

Imagem mostra logotipo gigante da rede de fast food McDonald's, em Boston (EUA)
Logotipo gigante da rede de fast food McDonald's, em Boston (EUA) - Brian Snyder/Reuters

O vídeo virou alvo de críticas e até mesmo de piadas nas redes sociais desde que viralizou. A ex-nadadora Joanna Maranhão, por exemplo, retuitou o vídeo e ironizou: "Vereadores, façam algo".

Em seguida, ela pediu para eles fazerem algo em relação aos banheiros individuais onde todo tipo de gente entra. "Porque na casa dela tem um [banheiro] para cada um. Família grande, sete no total, são sete vasos na casa dela."

Ainda foram feitas brincadeiras usando o nome da rede de fast-food, como "Marx" Lanche Feliz.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.