Senador cita impacto econômico e desiste de propor feriado para Santa Dulce

Proposta é que 13 de março se torne o 'Dia Nacional de Santa Dulce dos Pobres'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

UOL

O senador Angelo Coronel (PSD-BA) desistiu de propor um feriado nacional em homenagem à Irmã Dulce, que se tornou Santa Dulce dos Pobres em 2019. A proposta, aprovada na Comissão de Educação do Senado, segue para análise da Câmara dos Deputados para que 13 de março se torne o "Dia Nacional de Santa Dulce dos Pobres". Se aprovada, precisa de sanção presidencial para entrar em vigor.

De acordo com a Agência Senado, o parlamentar mudou de ideia para evitar impactos econômicos e devido às dificuldades na aprovação da iniciativa.

Público comparece à missa em comemoração à canonização da Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres, em Salvador (BA) - Eduardo Anizelli - 20.out.2019/Folhapress

"Inicialmente o projeto previa que a homenagem à Irmã Dulce fosse um feriado nacional. Mas buscando evitar impactos econômicos e dificuldades na aprovação da iniciativa, o próprio Angelo Coronel propôs eliminar o feriado, tornando o 13 de março como o Dia Nacional da Santa Dulce dos Pobres", informou a Agência Senado nesta terça-feira (23).

A proposta teve como relator na Comissão de Educação o senador Flávio Arns (Podemos-PR).

Irmã Dulce foi canonizada em outubro de 2019, 27 anos após a sua morte, e é a primeira santa genuinamente brasileira. Conhecida como "Anjo Bom da Bahia", Santa Dulce dos Pobres tem o dia comemorado em 13 de agosto.

Irmã Dulce nasceu em 1914 em Salvador e morreu em 1992 na mesma cidade, tendo dedicado sua vida a ajudar os pobres e miseráveis, principalmente nas áreas de saúde e educação de crianças e jovens.

Ainda muito jovem, Irmã Dulce entrou para a Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Aos 19 anos, recebeu o hábito de freira das Irmãs Missionárias. Um de seus primeiros grandes feitos se deu em 1939, quando fundou o Colégio Santo Antônio, uma escola voltada para operários e filhos de operários.

Em 1959 foi criada a tradicional Associação Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador.

A canonização ocorreu no dia 13 de outubro de 2019, em cerimônia celebrada pelo papa Francisco.

Erramos: o texto foi alterado

A data proposta para o feriado em homenagem à Irmã Dulce é 13 de março, não 13 de agosto. O texto foi corrigido.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.