Descrição de chapéu Folhajus jornalismo

Série da Folha Inocentes Presos ganha prêmio Patrícia Acioli de Direitos Humanos

Reportagem destrinchou cem casos de injustiças com objetivo de mostrar causas de prisões de inocentes no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A série Inocentes Presos, publicada pela Folha em maio e junho de 2021, venceu nesta segunda-feira (8) o primeiro lugar no Prêmio Amaerj Patrícia Acioli de Direitos Humanos.

Com mais de um ano de apuração, a reportagem destrinchou cem casos de injustiças com objetivo de mostrar as causas das prisões de inocentes no Brasil. Dividido em cinco capítulos, o material trouxe um diagnóstico inédito do problema e contou histórias de vítimas de erros judiciais.

Trabalhador rural José Aparecido Alves Filho, preso há sete anos sem provas, na Penitenciária de Iperó, interior de SP
Trabalhador rural José Aparecido Alves Filho, preso por sete anos sem provas, na Penitenciária de Iperó, interior de SP - Henrique Santana

Uma das pessoas que teve a história relatada pela Folha teve o processo anulado pelo Supremo Tribunal Federal após sete anos de prisão. A reportagem da Folha foi feita por Artur Rodrigues, Rogério Pagnan, Rubens Valente, Henrique Santana, Karime Xavier, Luciano Veronezi, Pilker e Thiago Almeida.

Promovido pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro e um dos principais na área de direitos humanos, o prêmio homenageia a juíza Patrícia Acioli, assassinada por policiais militares membros de uma milícia em 2011.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.