Prefeitura de Ilha Comprida volta atrás e diz que menino não foi ferido por tubarão

Criança foi encaminhada a UPA, levou pontos na perna e passa bem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A prefeitura de Ilha Comprida voltou atrás e afirmou que o menino de 11 anos ferido na praia na segunda-feira (15) não foi alvo de um cardume de cação (termo popular utilizado para se referir a tubarões pequenos), como havia dito anteriormente.

O acidente ocorreu por volta das 12h. A Prefeitura havia afirmado, em nota, que um cardume em deslocamento havia esbarrado e ferido o menino, causando uma lesão leve. A criança foi atendida em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), levou pontos na coxa esquerda e passa bem.

Em novo texto publicado nesta terça-feira (16), a administração municipal disse que uma análise técnica concluiu que o incidente não foi causado por um tubarão, mas provavelmente por um cardume de raias ticonha (Rhinoptera bonasus e R. brasiliensis) muito comuns na região, ou por uma espécie de peixe ósseo.

A análise foi realizada por uma equipe do Projeto Elasmocategorias, iniciativa que monitora a pesca de tubarões e raias de todo o litoral sul de São Paulo, a partir de vídeos, entrevistas e fotos do ferimento da criança.

Banhistas reunidos em Ilha Comprida, litoral de SP, após menino ser ferido por tubarão
Banhistas reunidos em Ilha Comprida, litoral de SP, após menino ser ferido por tubarão - Reprodução/Redes Sociais

O biólogo Paulo Santos, coordenador do Elasmocategorias, diz que a região é rica em espécies de peixes, incluindo aquelas que são alimento para os tubarões, e que isso "é um fator que ajuda a acreditar que não haveria motivos para um ataque".

A equipe também usou a experiência do monitoramento pesqueiro da região, feito em parceria com os pescadores, para chegar à conclusão. "Os primeiros comentários sobre a possibilidade de serem raias vieram dos próprios pescadores", afirma Santos.

Segundo o portal G1, a criança mora no interior de São Paulo e estava na cidade a passeio no feriado, visitando o pai, que mora em Ilha Comprida.

Nas redes sociais, o pai do menino, Celso Marques Moreira Junior, lamentou o acidente e agradeceu a Deus pela recuperação do filho.

"Agradeço a Deus pelo livramento do meu filho Carlinhos! Um lamentável acidente!", escreveu.

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmava que um tubarão tinha ferido o menino. A informação errônea, dada pela prefeitura de Ilha Comprida na segunda-feira (15), foi corrigida pela gestão municipal no dia seguinte. O caso foi provocado provavelmente por um cardume de raias ou por outra espécie de peixe ósseo, segundo análise técnica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.