Descrição de chapéu Rio de Janeiro Coronavírus

Vacinados não precisam mais usar máscara em academias do Rio

Prefeitura diz, porém, que decreto começará a valer quando estado liberar uso de máscaras em lugares fechados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro decidiu liberar a partir desta quarta-feira (17) o uso de máscaras em academias. O decreto foi assinado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD) e torna facultativo também o uso do item em piscinas, em centros de treinamento e de condicionamento físico e em pistas de patinação.

Apesar do decreto, a Secretaria de Estado de Saúde diz que não vai liberar o uso das máscaras em ambientes fechados.

Segundo a pasta, especialistas e técnicos da vigilância estadual consideram que a imunidade coletiva ainda não atingiu patamares que permitam retirar o item em lugares fechados. Em caso de regras divergentes, vale sempre a mais restritiva, nesse caso a do governo estadual.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que o decreto vai começar a valer após o governo estadual flexibilizar o uso de máscaras em lugares fechados.

Homem de máscara passa álcool em gel na mão de outro homem, que também usa máscara
Torcedor do Flamengo tem as mãos higienizadas ao chegar ao Maracanã - (Mauricio Almeida / AFP)

O decreto publicado nesta quarta determina que os frequentadores das academias devem comprovar que estão com a vacinação contra a Covid-19 em dia. Desde setembro, é necessário aprovar o comprovante de imunização para frequentar esse tipo de local na cidade.

A decisão da prefeitura acontece em meio à flexibilização das medidas restritivas contra a pandemia na cidade. No final de outubro, as máscaras deixaram de ser obrigatórias em lugares abertos e sem aglomeração na capital fluminense.

A medida passou a valer depois que a Assembleia Legislativa aprovou uma lei que permite ao estado e aos municípios flexibilizarem o uso de máscara em locais abertos.

Na ocasião, os deputados derrubaram uma lei estadual de junho de 2020 que exigia o uso do equipamento de proteção no estado.

Dias após a aprovação, o governador Claudio Castro (PL) publicou no Diário Oficial as regras para a flexibilização, determinando que municípios que tenham vacinado 65% de sua população total e 75% de sua população acima de 12 anos têm autonomia para decidir se retiram a obrigatoriedade ou não do equipamento.

Já no começo de outubro, Paes chegou a divulgar um documento do comitê científico que previa a liberação do uso das máscaras em lugares fechados quando 75% da população estivesse com o esquema vacinal completo.

Embora a cidade já tenha alcançado essa marca, o prefeito assinou um decreto na semana passada mantendo a obrigatoriedade do item de proteção em ambientes fechados.

Atualmente, a capital fluminense observa a queda nos indicadores da pandemia graças ao avanço da vacinação. No Rio, 75,7% da população já está com o esquema vacinal completo, e a ocupação dos leitos de UTI está em 47%.

Na segunda-feira (15), recebeu alta o último paciente internado por Covid-19 no Hospital Ronaldo Gazolla, referência no tratamento da doença.

Segundo o boletim epidemiológico da cidade, divulgado na sexta (12) , os casos de Covid-19 apresentam tendência de queda, bem como as internações pela doença. Além disso, todas as 33 regiões administrativas da capital apresentam risco baixo para a doença.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.