Descrição de chapéu chuva

Bahia e Minas Gerais devem continuar com chuvas acima da média

Previsão do Climatempo é que situação atual continue até o início de 2022

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As regiões norte de Minas Gerais e sul da Bahia, que recentemente sofreram com tempestades e inundações, devem continuar lidando com chuvas fortes nas próximas semanas.

Segundo a meteorologista Ana Clara Marques, do Climatempo, essas duas áreas devem ter registro de muita chuva na semana do Natal, de 21 a 27 de dezembro. A situação em ambos os estados deve seguir assim na última semana do ano e nos primeiros dias de 2022.

Vista aérea de ponte destruída em meio a alagamento
Ponte que foi destruída pela chuva no bairro Várzea Alegre, no município de Itamarajú, interior do estado da Bahia - Eduardo Anizelli/Folhapress

As tempestades que atingiram os dois estados nos últimos dias deixaram, pelo menos, dez mortos no interior da Bahia, segundo a Sudec (Defesa Civil do Estado da Bahia).

Até segunda (14), eram 51 cidades em situação de emergência no estado, com 200.297 pessoas afetadas pelos temporais, entre elas, 6.371 desabrigadas e outras 15.199 desalojadas.

Entre os municípios mais afetados estão Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

As fortes chuvas na região foram causadas pela ZCAS (Zona de Convergência do Atlântico Sul), fenômeno comum nessa época do ano, e por uma área baixa pressão no Oceano Atlântico, o que é atípico.

Ainda segundo o Climatempo, na semana atual, Mato Grosso, Goiás, o sul do Tocantins e o Espírito Santo também devem ser afetados por chuvas acima do normal.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.