Descrição de chapéu Coronavírus

Funcionário é agredido em restaurante ao pedir comprovante de vacinação no Pará; veja vídeo

Caso foi em Alter do Chão; prefeitura diz que o cliente, ao ser identificado, será multado em R$ 150

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Timóteo Lopes
Belém

Um funcionário de um restaurante localizado na vila de Alter do Chão, em Santarém (PA), foi agredido ao pedir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 a um cliente.

O caso aconteceu na última quarta-feira (15) e passou a ter repercussão em redes sociais a partir do dia seguinte, quando houve o registro do boletim de ocorrência.

Funcionário é agredido em restaurante de Santarém (PA) ao pedir comprovante de vacinação
Funcionário é agredido em restaurante de Santarém (PA) ao pedir comprovante de vacinação - Reprodução

As imagens de uma câmera de segurança do restaurante registraram o momento em que o funcionário foi atingido por um soco pelo cliente, que se recusou a apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19.

"É um absurdo o que aconteceu. Desde o início da pandemia temos sido alvo de diversas críticas nas mídias sociais e agressões verbais por seguir os protocolos e cobrar de todos os clientes o cumprimento dos decretos [municipal e estadual]. Buscamos ser exemplo para a comunidade local, mas as pessoas não querem respeitar regras", afirmou à Folha, por telefone, Fátima Viana, dona do restaurante.

Em uma rede social, o estabelecimento publicou uma nota confirmando que o homem "se negou a apresentar o documento, conforme prevê o Decreto Estadual nº 2.044/2021, e teve a entrada vetada". A obrigatoriedade do passaporte da vacina tem sido adotada em diversos estados e municípios do país.

O cliente não aceitou ser impedido e, além de agredir o funcionário, o chamou de "corno". Em seguida, o agressor foi expulso do restaurante pela proprietária.

O cliente foi identificado como Pablo Leonardo Carrasco Aguilar, de origem chilena. Ele, que queria usar o banheiro do restaurante, não foi localizado pela reportagem.

A proprietária do restaurante questiona ainda a falta de fiscalização do poder público.

"A comunidade de empresários de Alter do Chão, e de uma forma geral, não se sente apoiada pelos órgãos de segurança pública. A ausência de campanhas de conscientização efetivas e, principalmente, fiscalização tem deixado esse controle sob responsabilidade total dos empresários. Sabe o que é pior? Isso não vai dar em nada. Eu respeito quem não quer se vacinar. Mas fique em casa", afirmou a proprietária.

No Pará, o governador Helder Barbalho (MDB) anunciou no último dia 3 de dezembro a obrigatoriedade do passaporte vacinal em shows, casas noturnas, boates, teatros, clubes, bares e restaurantes nos 144 municípios do estado.

Em Santarém, um decreto municipal (nº 1.071/2021) também exige o comprovante de vacinação. Em nota, a Prefeitura de Santarém informou que "repudia qualquer ato de violência e ressalta que as políticas públicas de combate à pandemia do novo coronavírus são de interesse coletivo e devem ser seguidas por qualquer cidadão".

A prefeitura informou ainda que "a autoridade sanitária municipal e a Procuradoria Jurídica acompanham o caso e que o cidadão que agrediu o funcionário do restaurante, ao ser identificado, será multado em R$ 150, por descumprimento à medida de segurança sanitária".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.