Descrição de chapéu Folhajus

Lei abre brecha para elevar repasses a creche conveniada em São Paulo

Mudança permite que prefeitura pague aluguel de entidades que possuam imóveis

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um artigo incluído em projeto de lei da gestão Ricardo Nunes (MDB) abre espaço para aumentar repasses às entidades que gerem creches conveniadas na cidade de São Paulo.

A mudança de última hora no pacote fiscal que incluiu o reajuste do IPTU na cidade, aprovado no último dia 26, permitirá repasses para aluguel mesmo quando a entidade possuir imóvel próprio, o que hoje é proibido.

A gestão Nunes afirma que a lei é autorizativa, isto é, não obriga que haja o pagamento. No entanto, admite que pode ser uma ferramenta utilizada para ampliar os serviços na cidade em diversas áreas.

Crianças estão sentadas no chão em frente a duas mulheres adultas
Creche municipal na zona sul da cidade de São Paulo - Zanone Fraissat - 10.out.18/Folhapress

Atualmente, a prefeitura gasta cerca de R$ 14 milhões mensais com aluguéis de creches terceirizadas, segundo dados do Portal da Transparência. No entanto, há espaço para o aumento desses valores, uma vez que, de mais de 2.000 terceirizadas, quase 700 não recebem valor algum, segundo informações do portal.

O artigo não se limita a entidades da área da educação, mas o possível beneficiamento do setor chamou a atenção da oposição. As gestoras de creches terceirizadas são próximas de vereadores da base e de parte da oposição ao governo, além do próprio prefeito Ricardo Nunes.

Nesse setor, a locação acima do valor permitido é uma prática comum. Também há a prática de locar os imóveis de pessoas ligadas às próprias entidades e a políticos.

Durante a votação do projeto, a vereadora Silvia da Bancada Feminista, do PSOL, foi uma das que repetiram o argumento de que a lei beneficia a chamada máfia das creches, revelada pela Folha. "Vocês sabiam que hoje uma creche conveniada, se ela tiver um imóvel próprio, a prefeitura não paga o aluguel? Mas agora com esse projeto a prefeitura vai pagar o aluguel dessa empresa privada, é dinheiro público saindo dos cofres da prefeitura para beneficiar a máfia das creches", disse.

As entidades gestoras das creches conveniadas são investigadas por suspeitas de várias irregularidades, tanto na esfera cível quanto criminal, em diferentes frentes.

Embora não sejam o foco principal dessas investigações, os aluguéis inflados, pagos em alguns casos a aliados de políticos, também são prática constatada no setor.

A Folha revelou no ano passado que sete prédios de equipamentos de educação e assistência eram alugados por empresas de servidores ou ex-servidores do núcleo duro de apoio político do então vereador Ricardo Nunes, conforme dados de cadastro do IPTU e outros documentos. Segundo dados do portal de transparência, as unidades rendiam mais de R$ 1,4 milhão por ano em aluguéis, com valores que ultrapassavam, na média, os parâmetros de referência da própria prefeitura.

Em 2017, a gestão de João Doria (PSDB) baixou portaria que definia 0,8% do valor venal de referência dos imóveis (VVR) como limite do aluguel para as creches. Mas uma auditoria da CGM (Controladoria Geral do Município) feita anos depois, entre 2018 e 2020, constatou 341 creches com valores de aluguel acima do permitido pela lei.

Questionada sobre a mudança, a gestão Nunes afirmou que "a lei sancionada é autorizativa e, portanto, não obriga o pagamento para o aluguel nos cenários que o artigo cita".

"Na prática, trata-se de um dispositivo que permitirá a expansão da rede de atendimento do município nas mais diversas áreas, entre as quais assistência social e cultura, por exemplo. Como é de conhecimento público, há várias regiões da cidade em que há pouca oferta de terrenos e imóveis que atendam as exigências legais e técnicas e isso dificulta a expansão gradual e contínua dos serviços públicos", diz o comunicado.

A nota ainda afirma que foi criada mais uma ferramenta para garantir prestação de atendimentos "principalmente para a população que vive em locais mais distantes da região central".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.