Mortes: Base da família, garantiu a educação dos filhos

Mesmo com a idade avançada, gostava de festejar, não importava onde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Mesmo nonagenária, não deixou de lado o gosto por festejar. Se fosse convidada para uma festa, Maria de Lourdes estaria lá, fosse festa junina, aniversário ou casamento. Pegava sua bengala, ia até a pista de dança e, no final, ainda levava alguns brigadeiros para casa.

Maria de Lourdes Perin Scarpin nasceu em Bocaina, no interior de São Paulo, mas se mudou com o marido João Scarpin para Jaú na juventude, quando o trabalho que executavam nas lavouras se tornou escasso.

Em Jaú, Maria teve os filhos Ademir, Sônia, João Fernando e Pedro. Sem saber muito como ler e escrever, fez tudo o que podia para que os filhos tivessem acesso a educação não teve.

Maria de Lourdes Perin Scarpin (1931 - 2021) - Arquivo pessoal

Os cuidados com a casa e as tarefas domésticas eram como uma garantia de que tudo estaria pronto e preparado para eles pudessem se dedicar aos estudos.

"Minha mãe foi a base da família. Ela quem coordenava todas as expectativas dos filhos. Por conta dela os quatro filhos estudaram, se formaram e casaram", conta o filho João Fernando.

Sempre que os filhos iam tomar uma decisão, mesmo na vida adulta consultavam a mãe para saber se era ou não uma boa ideia. Maria nem sempre acertava, mas gostava de dar conselhos. Já os filhos consideravam importantes suas ponderações.

Ficou viúva aos 45 anos, quando perdeu seu marido João, vítima de um AVC (acidente vascular cerebral).

De todos os ensinamentos dados pelos pais, os que marcaram os filhos foram os mais simples, mas também os que consideram mais importantes: todos os dias arrumar sua cama, pentear os cabelos e não mexer nem pegar o que não é seu. Hoje veem que foi a base da formação de seu caráter.

Com parte dos filhos morando na cidade de São Paulo, as ligações telefônicas ficaram mais intensas e as datas comemorativas se tornaram o momento de reunir a família em torno da matriarca. Mesmo com a idade avançada, queria saber das atividades corriqueiras da vida dos filhos.

Maria morreu no dia 28 de novembro de 2021, em decorrência de uma infecção generalizada, após um longo período de internação. Além dos filhos, deixa seis netos e seis bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.