Descrição de chapéu Obituário Anselmo José da Gama Santos (1955 - 2021)

Mortes: Dedicou-se ao candomblé, aos estudos e ao trabalho social

Tata Anselmo fundou em 1996 o Terreiro Mokambo em Salvador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Um dos momentos mais importantes da vida de Anselmo José da Gama Santos aconteceu em outubro de 2015, quando ele recebeu de volta a cadeira do líder do terreiro São Jorge Filho da Goméia, Severiano Manuel de Abreu, 95 anos depois do objeto ter sido confiscado pela polícia baiana.

Anselmo era tata do Terreiro Mokambo, fundado por ele em 1996, em Salvador. ​No candomblé da cultura bantu de Angola, o cargo assemelha-se ao babalorixá (ou pai de santo) de nação ketu. Para as religiões de matriz africana, é o equivalente a um trono, o símbolo máximo de poder em um terreiro.

Anselmo José da Gama Santos (1955-2021)
Anselmo José da Gama Santos (1955-2021) - Arquivo pessoal

Tomada pela polícia como um troféu em 5 de outubro de 1920, a cadeira hoje encontra-se no memorial do Terreiro Mokambo, na Vila Dois de Julho, bairro Trobogy, graças a tata Anselmo, que passou anos pressionando o IGHB (Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) para que cedesse a peça.

Anselmo era bacharel em secretariado executivo, mestre em educação e defenderia, até janeiro, a tese do doutorado em estudos multidisciplinares na Universidade do Estado da Bahia.

Presidente da AFA (Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro-Ameríndia), Leonel Monteiro destaca o compromisso que ele tinha no campo social, como a criação da Associação Beneficente Pena Dourada, que atende a comunidade no entorno do terreiro.

"Era uma pessoa que nunca levantava a voz, muito educada no trato com os outros. Não à toa, tinha trânsito na política, no meio acadêmico, na comunicação, em diversas religiões", diz. "Deixou um grande legado, não só na cultura, na história, na religião, mas no campo social", completa.

Décimo terceiro filho do casal Amália Lopes da Gama Santos e Severino José dos Santos, Anselmo nasceu em 1955 no Rio de Janeiro. Junto com familiares, chegou à Bahia nos anos 1970 para estudar e, em 1974, ​foi iniciado no candomblé .

Ele morreu aos 66 anos, no último domingo (28), no Hospital Menandro de Farias, em Lauro de Freitas (região metropolitana de Salvador), por complicações causadas por uma pneumonia.

Tata Anselmo foi sepultado em um cemitério de Salvador depois de passar pelos rituais litúrgicos no Terreiro Mokambo, que permanecerá fechado em luto por um ano, até que um jogo de búzios aponte quem será a nova liderança da casa.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.