Mortes: Faixa marrom de caratê e jornalista de muitas carreiras

Ana Calazans morreu aos 55 anos, em decorrência de um câncer no ovário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

A jornalista Ana Calazans superou diversos oponentes no tatame até chegar à faixa marrom de caratê. Encarou também diferentes funções na área das comunicações, do jornalismo à comunicação institucional.

Mestre em filosofia contemporânea pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), graduada em comunicação, também pela UFBA, Calazans era natural de Alagoas, mas fez carreira na Bahia durante 30 anos.

Destacou-se, sobretudo, pela atuação na cobertura de fatos políticos como repórter, além de ter sido editora, período o qual atuou nas Redações de veículos como o antigo Correio da Bahia (atual Correio), Tribuna da Bahia e Bahia Hoje.

Ana Calazans (1966-2021)
Ana Calazans (1966-2021) - Sora Maia

No segmento institucional, foi assessora de comunicação da liderança do governo na Alba (Assembleia Legislativa da Bahia), da Presidência da Alba e da Governadoria do Estado da Bahia.

Por 11 anos, Calazans coordenou o setor de comunicação e marketing da Osid (Obras Sociais de Irmã Dulce), quando também esteve à frente da coordenação de comunicação do processo de canonização da primeira santa brasileira.

Atual coordenador de comunicação da Osid, o jornalista Alan Amaral se considera quase um discípulo de Calazans, a quem se refere como uma das pessoas mais generosas com quem teve a honra de conviver.

"Ana era uma pessoa que cativava a todos ao redor. Extremamente generosa e sensível à necessidade do outro", lembra. "Devo a ela o amor pela profissão, assim como pela Osid, por ela ter me acolhido. Uma pessoa verdadeiramente do bem", completa.

De volta à terra natal, a jornalista trabalhava havia quatro anos como redatora freelancer na Agência Alagoas, do governo do estado. Na carreira profissional, também atuou nos campos da pesquisa e da redação publicitária.

Calazans morreu no último dia 28, em Maceió, em decorrência de um câncer de ovário. Estava ao lado do filho, Ian Calazans, que nas redes sociais escreveu: "Mãe descansou de forma tranquila e serena. Eu estava ao lado dela".

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.