Mortes: Guerreira na defesa do ser humano, espalhou flores e amor

Como ativista, Giulia Grillo tinha atuação com a população em situação de rua na cracolândia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Domingo, 30 de abril de 2017. Uma ciclista oferece flores ao então prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). Ele não pega e a mulher as coloca no painel do veículo. Doria atira as flores pela janela.

A cena foi protagonizada pela produtora de eventos e cicloativista Giulia Grillo, em protesto contra o aumento dos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros e as mortes em acidentes.

Assim era Giulia: guerreira ao abraçar as causas em que acreditava. Em 21 de dezembro, aos 59 anos, ela deixou este mundo após espalhar flores, amor, abraços calorosos e lições de vida por onde passou.

Giulia Grillo (1962-2021)
Giulia Grillo (1962-2021) - Arquivo pessoal

Há alguns anos, a bicicleta disputava sua atenção com os moradores em situação de rua na Cracolândia (região central de São Paulo). Tornou-se uma ativista fervorosa na área de direitos humanos.

"A cracolândia nos uniu", conta a empreendedora social Eliana Toscano, 49. Foi no coração de um dos locais onde Giulia mais depositou seu amor e sua devoção que as duas se conheceram e tornaram-se amigas, há quatro anos. Na época, Eliana estava em situação de rua.

"Giulia era uma mulher fina, elegante, culta e amorosa. Ela tinha uma tatuagem nas costas, um anjo com a palavra paz. Giulia era a paz e levantava a bandeira da liberdade. Sabia mediar conflitos como ninguém", afirma Eliana.

A amiga diz que a presença de Giulia na cracolândia tinha efeito calmante. "Sua generosidade unia as pessoas."

Como ativista pelos direitos humanos, lutou pela justiça e cuidou dos necessitados; no cicloativismo, mostrou a importância da bicicleta como meio de transporte.

Giulia Grillo morreu por complicações de um câncer no fígado.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.