Descrição de chapéu Obituário Maria Antonieta Etzel De Mingo (1923 - 2021)

Mortes: Viúva aos 34, tornou-se mãe solo e empresária de sucesso

Mesmo sem formação, Maria Antonieta assumiu a direção administrativa da empresa do marido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Maria Antonieta Etzel De Mingo nasceu em São Paulo, poucos anos após a epidemia de gripe espanhola e muitas décadas antes de se falar em empoderamento feminino. Mas a história de Kika, como gostava de ser chamada desde criança, mostra que ela foi uma mulher empoderada.

Kika passou a infância na Casa do Administrador, no Parque da Luz (região central da capital paulista), pois seu avô Antônio Etzel era um dos administradores do local. Ao lado dele e do pai Arthur Etzel aprendeu a cuidar da natureza.

Maria Antonieta Etzel De Mingo (1923-2021)
Maria Antonieta Etzel De Mingo (1923-2021) - Arquivo pessoal

Educada para ser mãe e dedicar-se aos filhos e afazeres de casa, a vida não lhe deu a oportunidade de cursar uma faculdade, mas ela teve um emprego que adorava: foi bibliotecária na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, na Vila Buarque (centro).

Kika casou-se com o engenheiro químico Flávio De Mingo. Aos 34 anos, ao ficar viúva, sua vida virou do avesso. Sozinha, precisava continuar a criar as filhas Luiza e Cristina, com 12 e 8 anos na época.

Além disso, assumiu a direção administrativa da empresa do marido —em sua gestão, do ramo de embalagens— sem formação e experiência em negócios. Kika tirou de letra.

"Ela aceitou o desafio e as dificuldades; desbravou caminhos e venceu preconceitos com carisma e simpatia. Foi querida e admirada por todos", afirma o advogado Luiz Armando Badin, 49, seu neto.

A filha Luiza Beatriz De Mingo Badin concorda. "Minha mãe era uma pessoa superativa, objetiva, animada e alegre. Tinha empatia por todos, fossem eles amigos, parentes ou funcionários. Adorava bater papo. Nunca se queixava e não era rancorosa. Não guardou mágoas, apesar de tudo o que sofreu com a viuvez precoce, na flor de seus 34 anos. Só transmitiu para nós bondade, tranquilidade e muito amor", diz.

Kika parou de trabalhar com cerca de 85 anos e dirigiu o próprio carro até quando sua condição física permitiu. Ia do Jardins, onde morava, a Osasco (na Grande São Paulo), sede da empresa. Adorava caipirinha e não abriu mão de saboreá-la até pouco tempo antes de morrer.

Alegre, gentil, acolhedora e generosa, sempre demonstrou respeito, interesse, carinho e empatia pelas pessoas. Embora não tenha tido educação formal, gostava de viajar, ler e de cultura.

Participou da vida das filhas, dos netos e bisnetos, e deixou a todos boas memórias. Kika morreu dia 22 de novembro, aos 98 anos, por problemas causados pela idade avançada. Viúva, deixa duas filhas, cinco netos e seis bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.