Mortes: Viveu para compartilhar alegria, amor e elegância

Desde 2011, Paulo Fernando Marcondes Ferraz presidia a Federação das Câmaras de Comercio Exterior

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O nome de Paulo Fernando Marcondes Ferraz era emblemático no Rio de Janeiro. Ícone da elite carioca, homem trabalhador e empresário representativo no Rio de Janeiro, desde 2011 presidia a Federação das Câmaras de Comercio Exterior. Paulo atuava na entidade desde 1982.

Também foi presidente de grandes empresas do setor, consultor e representante de diversas companhias internacionais, diretor-executivo da Associação de Comércio Exterior do Brasil, presidente da Câmara de Comércio Indústria e Turismo Brasil-Grécia e árbitro do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem.

Ainda atuou em delegação de empresários brasileiros ao exterior por mais de três décadas.

Paulo Fernando Marcondes Ferraz morreu dia 15 de dezembro, de fibrose pulmonar
Paulo Fernando Marcondes Ferraz morreu dia 15 de dezembro, de fibrose pulmonar - Arquivo pessoal

Amigo havia 20 anos, José Roberto Tadros, presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) e do CDN (Conselho Deliberativo Nacional) do Sebrae, conta que ambos tinham muitas afinidades.

"O Paulo tinha alegria de viver, estava sempre com novos projetos e ideias e amava a vida. Ele era ligado ao comércio exterior porque deu continuidade aos negócios do pai", diz José Roberto.

Segundo o amigo e parceiro, Paulo geriu com proficiência e impulsionou o mercado exterior em momentos importantes, como na Copa do Mundo, nas Olimpíadas e na integração com a União Europeia.

Bonito, elegante, charmoso, alegre, inteligente e gentil são qualidades que sempre o perseguiram. Na adolescência, trocou o tênis pelo polo, e por causa do esporte viajou a vários países.

Dedicou-se à Biblioteca Nacional, às artes e à cultura que tanto valorizou.

Paulo sempre foi muito bem relacionado, o que atraía mais convites para festas e eventos. Por muitas vezes, foi o anfitrião de festas inesquecíveis.

Paulo foi casado quatro vezes. A primeira delas com Sylvia Amélia Chagas, neta do sanitarista Carlos Chagas; depois, com Regina Marcondes Ferraz. Nos dois últimos matrimônios, uniu-se a duas estilistas, Laura Lima e Callíope Arrigoni, a partir de 2013.

No início deste ano, Paulo perdeu o neto, Antônio Marcondes Ferraz Venâncio, 26, vítima de afogamento. O rapaz era filho de Maria Pia Marcondes Ferraz, de seu casamento com Sylvia, e do empresário Antônio Venâncio da Silva.

Paulo foi melhor amigo e conselheiro dos filhos. Generoso e cheio de amor, ensinou-lhes a coragem, a enfrentar a vida de cabeça erguida.

Paulo Fernando Marcondes Ferraz morreu dia 15 de dezembro, aos 83 anos, de fibrose pulmonar. Deixa a esposa Callíope, filhos, genro, noras e netos.

"Foi uma perda irreparável para o comércio exterior, a sociedade carioca, a famílias e os amigos. Ficam a saudade e as boas recordações", afirma José Roberto.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.