Descrição de chapéu Dias Melhores

Projeto oferece ceias de Natal à população de rua de São Paulo

Ação é realizada por movimento que conta a história de pessoas sem-teto da capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O SP Invisível, projeto que conta as histórias de pessoas em situação de rua, oferece ceias de Natal para os sem-teto na capital paulista. Batizado como Natal Invisível, o projeto entregará 5.000 ceias e 150 toneladas de alimentos.

São Paulo viu nos últimos 28 anos a população em situação de rua saltar de quase 4.000 para 24.344 pessoas —um crescimento superior a 500%, segundo dados da prefeitura. Pelo último censo do município, de 2019, 11.693 pessoas estavam acolhidas em albergues públicos e outras 12.651, dormiam nas ruas.

A ação deste ano faz uma provocação em relação à desigualdade, agravada pela pandemia, trazendo o tema "O que sobra em você, falta no outro". As ceias serão distribuídas até o dia 17 de dezembro, das 19h às 20h, no Cisarte (Centro de Inclusão pela Arte, Cultura, Educação e Trabalho), que fica no número 111 do viaduto Pedroso, na Liberdade.

Voluntários durante produção e entrega de marmitas do Jantar Invisível do ano passado, na Missão Cena, no centro de São Paulo
Voluntários durante produção e entrega de marmitas do Jantar Invisível do ano passado, na Missão Cena, no centro de São Paulo - Eduardo Anizelli - 19.dez.20/Folhapress

Segundo André Soler, fundador do projeto, há mesas e decoração no espaço, onde essa população pode ter uma experiência natalina. "A gente quis trazer dignidade através de iniciativas que gerem experiências de cuidado para a população de rua", diz Soler.

Desde o início do mês, por volta de 2.200 pessoas já foram atendidas na ação. Entre os dias 19 e 23, haverá ceias itinerantes em locais ainda por definir na cidade. No dia 19 será no almoço e nos demais dias, no jantar.

"A gente vai fazer a nossa ceia de Natal móvel. Vai ter um caminhão, que estará decorado de Natal, e a gente vai passar em diversos lugares. A gente vai parando nas praças e malocas da população de rua e fazendo uma festa onde eles estão", completa Soler.

O Natal Invisível surgiu há seis anos, a partir dos integrantes do SP Invisível, um projeto que já contou a história de cerca de 1.200 pessoas em situação de rua em posts em suas redes sociais.

COMO AJUDAR

É possível atuar como voluntário ou doar para o Natal Invisível no site do projeto.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.