Dique de barragem próxima a BH transborda, diz Corpo de Bombeiros

Rodovia BR-040 foi interditada; até o momento, não há registro de vítimas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais confirmou, na manhã deste sábado (8), o transbordamento de uma pequena estrutura ligada a uma barragem em Nova Lima, na região de Belo Horizonte (MG).

Em um primeiro momento foi cogitado o rompimento da barragem da mina de Pau Branco, o que foi refutado pelo porta-voz da corporação, o tenente Pedro Aihara.

Via fica alagada após a barragem transbordar em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte
Via fica alagada após a barragem transbordar em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte - Reprodução/O Tempo

"Em decorrência da quantidade de água das chuvas, elas foram direcionadas para esse local, ocorreu um transbordamento dessa estrutura. É uma estrutura que para padrões de mineração de barragem é uma estrutura considerada pequena", relatou o bombeiro.

Conforme o oficial, em virtude da quantidade de água houve um transbordamento, e essa água acabou atingindo a região da BR-040, que permanece fechada.

"O maciço, ele se encontra íntegro, não há nenhum tipo de rompimento, de problema estrutural. Simplesmente houve uma situação de transbordamento e não há nenhuma vítima fatal ou nenhuma comunidade que esteja em risco nesse momento que demande qualquer tipo de ação de evacuação".

Em seu Twitter, a concessionária 040, responsável pela estrada, informou que houve interdição total da rodovia por material carreado de mineradora pelo excesso de chuvas. Até o meio-dia deste sábado havia um congestionamento de 2 km em ambos os sentidos da estrada. Não há previsão de liberação das pistas.

Em um comunicado, a Vallorec, mineradora responsável pelo local, informou que houve transbordamento de um dique localizado na Mina de Pau Branco, em Nova Lima.

Leia a nota da empresa

A Vallourec informa que não houve rompimento de barragem em sua unidade Mineração. Em função das chuvas excessivas dos últimos dias, houve um carreamento de material sólido da pilha Cachoeirinha para o Dique Lisa, localizado em Nova Lima, ocasionando o transbordamento desse dique, que fica próximo à BR-040.

O dique em questão é uma estrutura de contenção de águas pluviais e não se trata, portanto, de uma barragem de rejeitos de mineração. Importante esclarecer, ainda, que o maciço se encontra íntegro e não houve rompimento da estrutura.

Em decorrência desse transbordamento e em conformidade com o PAEBM, as sirenes foram devidamente acionadas, na manhã deste sábado (8), às 10h31. Como consequência, a BR 040 foi interditada de imediato, pela administradora da rodovia.

A empresa já acionou os órgãos competentes e está trabalhando em conjunto com as autoridades para minimizar os transtornos ocorridos. De acordo com as apurações preliminares, não há registro de vítimas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.