Mortes: Elo da família, não media esforços para ajudar os amigos

Alan Vinicius Barcelos Xavier participou de pegadinha no Ano-Novo que viralizou nas redes sociais; esposas combinaram de vestir os maridos com camiseta igual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário Alan Vinicius Barcelos Xavier fazia questão que todos ao seu redor estivessem bem. Os familiares, os amigos e os funcionários eram sempre bem assistidos por ele.

Considerado o elo da família, organizava tudo para todos e sempre com bom humor.

"Alan tem uma história muito bonita com os amigos e com as pessoas que contratavam os nossos serviços. Ele foi muito homenageado. No dia do velório, eu vi o tanto que ele era amado e querido por todo mundo e que não era só o meu amor que enxergava isso", afirma a viúva, Camila de Arruda Volpado, 31.

Imagem em primeiro plano mostra homem de óculos escuro, sorrindo e posando para foto dentro de um carro.
Alan Vinicius Barcelos Xavier (1988-2022) - Arquivo pessoal

Segundo filho de pais goianos, ele nasceu no município de Quirinópolis (GO), mas foi criado em Cuiabá (MT). Alan tinha um irmão um pouco mais velho, que nasceu no mesmo dia que ele, mas que infelizmente os pais também perderam alguns anos atrás.

Há sete anos, conheceu Camila por meio de uma amiga em comum. "Desde então nunca mais ficamos longe nem que fosse por um dia", lembra a viúva.

Formado em engenharia ambiental, ele administrava, com a mulher e os pais, uma empresa chamada Xavier Engenharia Sanitária e Ambiental, que presta serviços de saneamento construindo e operando estações de tratamento de água e esgoto, em Cuiabá.

"O nosso objetivo era trabalhar para poder dar um estudo muito bom para a filha dele —de dez anos, fruto do primeiro casamento, por quem ele era extremamente fissurado e apaixonado—​, e uma qualidade de vida para os pais dele", afirma Camila.

A viúva recorda também que Alan era uma pessoa muito desafiadora. Ele tinha pressa na vida para resolver as coisas e era muito sonhador, mas sempre com o pé no chão. Os dois eram parceiros em tudo, nas horas de lazer e no trabalho.

"Gostávamos de ficar com a família, de ir para a fazenda e trabalhar o gado. Nós sempre fomos muito parceiros em absolutamente tudo nessa vida."

O empresário e um grupo de amigos ficaram conhecidos após um vídeo feito no Ano-Novo viralizar nas redes sociais. Ele e outros 14 colegas caíram em uma pegadinha. As esposas combinaram de comprar para os maridos o mesmo estilo de camiseta.

Sem eles saberem, elas os convenceram a vestir a peça de roupa em tom de azul, rosa e branco par a ir à festa. Cada um que chegava ao local, onde eles iam celebrar a passagem do ano, se deparava com a coincidência. A reação deles foi gravada, postada nas redes sociais e viralizou.

Poucos dias depois, em 4 de janeiro, Alan Xavier sofreu um acidente de moto em uma rodovia em Cuiabá (MT) e morreu aos 33 anos. Ele deixa o pai, a mãe, a filha de dez anos, a mulher e muitos amigos.

​​coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.