Mortes: Ex-ministro do STJ, foi conhecido pela atuação na vida pública

José de Jesus Filho exerceu a função de secretário de Segurança Pública do Ministério da Justiça durante o governo FHC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Juiz federal, ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e advogado, José de Jesus Filho ficou conhecido por sua atuação na vida pública.

O ex-ministro nasceu em Araguari, no interior de Minas Gerais. Estudou contabilidade e depois se formou em Ciências Jurídicas na UFG (Universidade Federal de Goiás), quando a família se mudou para Goiânia.

Na mudança para a cidade, instalou-se ao lado da casa da futura esposa, Rosa Perdiz. O casal se conheceu quando José Jesus estava na faculdade de direito e ela havia acabado de terminar o curso.

José de Jesus Filho (1927-2021) - STJ

Depois de formado, descobriu o gosto por lecionar e se tornou professor universitário das disciplinas de ciência política, deontologia jurídica e direito constitucional.

Atuou como juiz federal em Goiás e, em seguida, fez parte do extinto TFR (Tribunal Federal de Recursos). Com o advento da Constituição de 1988, a corte deu lugar ao STJ, onde José de Jesus manteve uma cadeira por quase dez anos. Foi membro da Segunda Turma, que trata de direito público, onde ficou até a sua aposentadoria.

No período em que atuou no tribunal, foi um ator decisivo para a consolidação do Tribunal da Cidadania, como também é conhecido o STJ. No CNJ (Conselho Nacional de Justiça), exerceu o cargo de coordenador geral da Justiça Federal.

Após deixar a corte, foi convidado pelo então presidente da República Fernando Henrique Cardoso para estar à frente da Secretaria Executiva do Ministério da Justiça. Nesse período, ajudou na criação do Código de Trânsito Brasileiro.

Sua atuação na política terminou após deixar o cargo de secretário de Segurança Pública do Distrito Federal durante o terceiro mandato do governador Joaquim Roriz. Em seguida, continuou atuando como advogado.

Ensinou ao filho José Perdiz de Jesus os caminhos para a prática advocatícia. Contava que levou o filho para seu gabinete para que o jovem aprendesse como deveria se comportar.

"Com brilhantismo nas suas responsabilidades, ainda não admitia certas facilidades que hoje são comuns", conta Rosa Perdiz, em vídeo publicado nas redes sociais quatro meses antes da morte do ex-ministro.

José de Jesus morreu no dia 31 de dezembro de 2021, aos 94 anos, em Brasília. O ex-ministro deixa a mulher, três filhos, sete netos e sete bisnetos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.