Descrição de chapéu clima mudança climática

São Paulo tem semana nublada com pancadas de chuvas

Precipitação deve ser mais alta no litoral do estado e áreas no interior podem chegar a 30ºC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após a primeira semana do ano de chuvas e tempo nublado, a cidade de São Paulo deve seguir fazendo jus ao apelido de "terra da garoa". O início da semana segue com o tempo encoberto, máxima de 22ºC e mínima de 17ºC.

Porém, a boa notícia é que a previsão indicada que o clima vai melhorando gradativamente ao longo da semana, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Na terça-feira (11), por exemplo, a máxima na capital é de 24ºC e, na quarta, é de 26ºC.

Imagem mostra céu com nuvens carregadas com prédios e casas vistos de cima
Vista do bairro da Mooca (zona leste de São Paulo) momentos antes de começar a chover - Folhapress

As pancadas de chuvas devem continuar, mas de forma mais isoladas e não tão significativas como no litoral do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais, que devem seguir com chuvas fortes até quarta-feira (12).

No fim do ano passado, tempestades causaram uma série de problemas na Bahia e no norte de Minas Gerais, causando mortes e alagamentos e levando dezenas de cidades a declararem estado de emergência.

Em Minas Gerais, por exemplo, a alta precipitação foi responsável por acidentes neste fim de semana, como em Capitólio, que ocorreu a queda de parte de um cânion, e um dique de barragem próximo a Belo Horizonte que transbordou.

A previsão é que a situação continue assim pelos próximos dias. O Inmet, inclusive publicou neste domingo (9) um alerta de chuvas intensas, com perigo de alagamento —a previsão é que a tempestade dure até segunda (10). Além de Minas Gerais, o aviso também inclui o Espírito Santo.

No estado de São Paulo, as chuvas devem acontecer principalmente no Vale do Paraíba e no litoral. Nesta região, uma massa de ar seco deve ganhar força e o tempo pode abrir até o fim de semana, diz Clauber Souza, meteorologista do Inmet.

O tempo quente deve ser predominante na região oeste paulista, localizadas na fronteira com o Mato do Grosso do Sul, onde os termômetros podem marcar até 30ºC nesta semana.

Há um alerta de tempestade para parte de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul neste domingo, com risco de chuva de granizo e queda da energia elétrica.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.