Descrição de chapéu Alalaô

Blocos de SP se dividem entre manifestos de 'não Carnaval' e divulgação de festas fechadas

Agremiações usaram as redes sociais de formas diferentes diante do cancelamento dos desfiles de rua pelo segundo ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sem poder desfilar pelas ruas da capital paulista pelo segundo ano, blocos paulistanos usaram as redes sociais para marcar posição entre os que defendem o "não Carnaval" e os que convocam os seguidores para festas fechadas.

Devido ao cancelamento do carnaval de rua, que impulsionou a programação de festas pagas no feriado, alguns organizadores de blocos criticam o que chamam de "cancelamento seletivo", que, na prática, define quem tem e quem não tem direito à folia.

Em São Paulo, a prefeitura chegou a anunciar o cadastramento dos blocos de Carnaval, mas recuou no começo de janeiro após o avanço da variante ômicron. Antes do anúncio oficial, os blocos já haviam cancelado os desfiles por falta de um plano da administração municipal para garantir a segurança sanitária dos foliões.

Festa em local fechado reúne multidão na sexta-feira (15) de Carnaval, em São Paulo - Ronny Santos - 25.fev.21/Folhapress

Na manhã deste sábado (26), quando estaria dando a largada ao desfile na esquina das avenidas Ipiranga e São João, o bloco Tarado ni Você publicou um texto em que defendeu o não Carnaval para preservar as medidas sanitárias. "Nós não estamos no palco. E nem no trio. E nem em uma festa fechada. Porque a gente acredita que o Carnaval em si se dá na rua. É lá que os encontros acontecem", diz a publicação nas redes sociais.

A dupla Alessa e Yumi, do bloco Ritaleena, desejou um "bom não Carnaval" na página do bloco nas redes sociais. "O Carnaval dentro da gente tem todo dia, tem em todos os lugares", escreveu.

A página do bloco Minhoqueens, que costuma atrair milhares de foliões pelas ruas do centro da capital paulista, é usada pelos seguidores para discutir sobre compra e venda de ingressos para a apresentação do bloco em uma casa noturna.

O músico e fundador do bloco A Espetacular Charanga do França, Thiago França, avisou seus seguidores nas redes sociais que o primeiro lote de convites da apresentação da banda em uma cervejaria havia esgotado, mas seriam vendidos ingressos na porta a R$ 60.

O Agrada Gregos, que desfila na Vila Mariana, também convoca os foliões para a festa paga em uma casa noturna.

O bloco afro Ilú Obá de Min, que tradicionalmente abre os festejos na sexta de Carnaval no centro da cidade, tem usado suas redes sociais para divulgar cursos sobre orixás e danças africanas.

As redes sociais do bloco Esfarrapado, o mais antigo em atividade de São Paulo, que costumam anunciar os desfiles, deram lugar a fotos históricas que fazem parte da exposição de 75 anos do grupo.

Outro bloco tradicional, o Urubó, que sai na Freguesia do Ó, divulga a apresentação na quadra da escola de samba Rosas de Ouro com entrada paga.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.