Cliente imobiliza suspeito de tentar furtar carne em mercado da BA; veja vídeo

Pessoas que filmaram ação reclamaram da passividade do segurança do local

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

Um homem foi preso depois de ser imobilizado por um cliente da rede supermercado Atakarejo, em Salvador, após supostamente tentar furtar dois pacotes de carne, além de dois desodorantes. A ação foi filmada por outros clientes, que reclamavam da passividade do segurança do estabelecimento.

O episódio aconteceu na rede Atakarejo, a mesma em que o tio e sobrinho Bruno, 29, e Yan Barros da Silva, 19, tentaram furtar carnes em abril do ano passado. Na ocasião, os seguranças não acionaram a polícia e entregaram os dois a um grupo de traficantes, que os matou.

O caso envolvendo o suposto furto aconteceu nesta quinta-feira (3), em um estabelecimento no bairro Boca do Rio, na orla da capital baiana, e ganhou repercussão depois que o vídeo registrado pelos clientes começou a circular pelas redes sociais.

Furto de Carne
Homem é imobilizado por outro cliente após suposto furto de carne em supermercado de Salvador - Reprodução

No vídeo, que tem pouco mais de dois minutos de duração, é possível ver que o cliente –que aparentemente não usava nenhum tipo de farda– monta nas costas do suspeito e tenta pressionar o rosto dele contra o chão.

O homem assume o delito, argumenta que o fez por necessidade, diz que vai pagar pelos produtos e pede que as investidas do cliente sejam cessadas. "Eu tô errado, tô errado. Não precisa isso não, véi, por causa de uma calabresa. Para que isso?", diz o suspeito.

Ao mesmo tempo, o funcionário do estabelecimento tenta impedir que os demais clientes registrem a ação. "Eu posso filmar, sim. Pode, sim. Pode, sim", repete uma voz masculina, sob concordância de uma mulher. "Pode filmar, sim. Oxe. É direito nosso", completa ela.

Em seguida, o homem que protagonizou a imobilização abre a mochila do suspeito, tira os pacotes de carne e mostra às pessoas que filmavam. "E aí, você vai matar o cara por causa disso? Chama a polícia", diz a mulher. "Para depois não matar o rapaz, como mataram lá no Nordeste", emenda a voz masculina.

O segurança, então, diz que o homem que imobilizou o suspeito não é funcionário do estabelecimento, quando é questionado pela mulher. "Ele é cliente, não trabalha com vocês e está permitindo que ele faça uma coisa dessas? Aí, agora, não", continua a mulher.

Quando o suspeito tenta se levantar, o cliente aplica uma gravata para tentar imobilizá-lo novamente. Nesse momento, uma mulher de camisa verde pede que o homem se acalme. "Você vai matar ele. Que violência. Vai enforcar ele. Ele está errado, mas não precisa isso não", diz.

Em nota, o Atakarejo afirmou que a situação não envolveu os seguranças da rede, mas que um cliente da loja, por iniciativa própria, resolveu agir após acompanhar um segundo cliente que, segundo ele, estava furtando produtos da loja.

O texto diz que a equipe seguiu os protocolos, sem nenhum tipo de contato físico, tentou acalmar os ânimos e acionou a polícia imediatamente para intervir. Em seguida, o cliente soltou o suspeito, que foi conduzido à polícia.

Também em nota, a Polícia Militar informou ter sido acionada após denúncias de que uma pessoa teria furtado peças de carne e desodorantes em um supermercado na Rua Abelardo Andrade, na Boca do Rio, no final da tarde de quinta.

Ao chegarem ao local, foram informados que um suspeito já havia sido detido por funcionários do estabelecimento comercial. O homem foi apresentado na Central de Flagrantes, junto com um segurança. Nem o cliente nem o suspeito tiveram os nomes divulgados.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.