Criança atacada por tubarão em Fernando de Noronha teve perna amputada

Menina de 8 anos está internada em UTI de um hospital particular do Recife

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Recife

A menina de 8 anos que foi vítima de um ataque de tubarão no arquipélago de Fernando de Noronha (PE), na última sexta-feira (28), teve uma perna amputada.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º) em boletim médico do Real Hospital Português, do Recife, onde a criança está internada na UTI (unidade de terapia intensiva) pediátrica.

A garota, que se chama Nicole, foi transferida para a unidade de saúde ainda na sexta-feira, dia do ataque, em uma UTI aérea. Ela recebeu os primeiros socorros no hospital São Lucas, em Fernando de Noronha, onde chegou em estado grave.

Vista da praia do Sueste onde menina de oito anos foi atacada por um tubarão - Adriano Vizoni - 5.dez.2018/Folhapress

Segundo o boletim médico divulgado nesta terça, Nicole sofreu "amputação traumática em membro inferior, na altura da coxa direita".

"Não obstante a severidade e complexidade do trauma, cursou estável no trans e pós-operatório. Permanece internada na UTI Pediátrica, onde segue em tratamento, sem previsão de alta", diz o comunicado.

O boletim foi o primeiro divulgado desde a sexta sobre o estado de saúde da menina. Isso porque apenas nesta terça houve autorização da família para dar publicidade ao caso.

No informe divulgado, o hospital diz que "a família manifesta o seu profundo agradecimento pelas orações e por todo o apoio que está recebendo".

Nicole foi atacada na praia do Sueste, em Noronha, e sofreu uma mordida na perna direita, conforme a administração do arquipélago.

A vítima foi socorrida com a ajuda de técnicos do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade). O órgão, vinculado ao governo federal, administra o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, que abriga a praia.

A criança é natural do estado de São Paulo e visitava Noronha com a família. O ICMBio disse que prestou apoio e se solidariza com a vítima e seus familiares.

"Destaca-se que ataques desse tipo são raros, havendo regramento quanto aos horários e locais permitidos para utilização da praia", afirmou o instituto, na sexta.

Após o ataque sofrido pela menina, a praia do Sueste foi interditada pelo ICMBio, ainda na sexta-feira. A área permanece fechada até o fim das investigações sobre o caso.

Desde sábado, a praia do Leão também está interditada para banho em razão de estudos indicarem a circulação de tubarões na região. A confirmação da medida ocorreu nesta terça.

Por enquanto, não há prazo para a reabertura das duas praias.

Outros ataques de tubarões já foram registrados em Fernando de Noronha. Um dos episódios ocorreu em dezembro de 2015, quando um turista perdeu o antebraço direito. Um ano depois, em dezembro de 2016, outro banhista teve ferimentos após contato com um tubarão.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.