Descrição de chapéu chuva clima

Em 24 horas, chove em Guarujá o previsto para quase todo o mês

Temporal na Baixada Santista causa alagamentos e faz com que prefeituras monitorem morros

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A forte chuva que atinge a Baixada Santista desde a tarde de domingo (6), em decorrência do avanço de uma frente fria, tem feito com que, em algumas cidades, o acumulado de água em um curto espaço de tempo chegue perto da média prevista para todo o mês de fevereiro. Alagamentos também foram registrados.

Como exemplo da grande quantidade acumulada de chuva, pode ser citado o Guarujá, em que choveu 60,8 mm nas últimas 24 horas, cerca de 89% do esperado para todo o mês, que está na casa de 68 mm.

De acordo com a Defesa Civil do município, entre as ocorrências ligadas ao temporal está a queda de uma árvore na região do viaduto Florisberto Mariano, no bairro Santo Antônio.

São Vicente também registrou acúmulo de água bem próximo ao previsto para o mês inteiro. Conforme a prefeitura, a cidade está em nível de atenção. O índice pluviométrico acumulado em 12 horas foi de 160,8 mm, o equivalente a quase 70% do esperado para fevereiro. Na tentativa de conter possíveis deslizamentos de terra, equipes da Defesa Civil monitoram os morros do município.

Rua alagada no bairro Nossa Senhora de Fátima, em Sao Vicente, litoral de Sao Paulo na manha dessa segunda (7) - Arquivo pessoal

A Secretaria de Defesa e Ordem Social informou que, devido à chuva intensa desde a madrugada, foram registrados dez pontos de alagamento, inclusive em acessos para a rodovia dos Imigrantes, uma das principais vias de ligação entre o litoral e a capital.

Também por causa das chuvas, São Vicente suspendeu a atribuição de aulas para professores adjuntos, que estava agendada para esta segunda-feira. Uma nova data será marcada, informou a secretaria da Educação.

Santos foi outra cidade da região que registrou enchentes. Segundo a Defesa Civil local, em apenas seis horas o acumulado de chuva chegou a 81,82 mm, sendo que o esperado para o mês é de 290,2 mm. O município registrou na manhã desta segunda (7) pontos de alagamento.

Apesar da chuva intensa, a prefeitura informou que os morros estão em estado de observação, sem o registro de ocorrências.

Já em Bertioga, de acordo com a Defesa Civil, foram registrados 182 mm de chuva nas últimas 24 horas, sendo que a média esperada para o mês é de 314 mm de chuva.

Há uma semana, as fortes chuvas provocaram o caos em municípios da Grande São Paulo. Os maiores estragos ocorreram em Franco da Rocha.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.