Descrição de chapéu Mobilidade transporte público

Faixas da pista local da marginal Tietê serão liberadas às 17h desta sexta

Trecho foi bloqueado após cratera se abrir ao lado de obras da linha 6-laranja do metrô em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Duas faixas da pista local da marginal Tietê, uma das principais vias de São Paulo, serão liberadas nesta sexta-feira (25) às 17h, após a finalização de reparos no local. Outras duas ainda ficarão interditadas. O anúncio foi feito em nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da Sabesp.

As faixas estão interditadas desde 1º de fevereiro, quando uma cratera se abriu na pista local em decorrência do rompimento de um coletor de esgoto nas obras da linha 6-laranja do metrô. O bloqueio ocorre na pista sentido rodovia Ayrton Senna, no trecho entre as pontes do Piqueri e da Freguesia do Ó.

Imagem aérea mostra obra pra concretagem da cratera aberta em obra de linha-6 laranja do metrô na marginal Pinheiros, na zona oeste de São Paulo
Obra para concretagem da cratera aberta em obra de linha-6 laranja do metrô na marginal do Tietê, em São Paulo - Eduardo Knapp - 2.fev.22/Folhapress

"A Sabesp está implantando tubulação provisória na ponte da Casa Verde, a exemplo da que já existe na ponte da Freguesia, para esgotamento do interceptor ITi-7. O volume remanescente no interceptor desde o dia do acidente está sendo transferido para o ITi-2, que também passou a receber esgoto para encaminhar para tratamento na ETE Barueri", afirmou a nota.

No primeiro dia do mês, uma tubulação de esgoto se rompeu durante a passagem de um equipamento que perfurava os túneis do metrô, segundo a Sabesp. Ninguém ficou ferido.

Na ocasião, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Paulo Galli, apontou o rompimento de uma galeria de esgoto como o motivo do alagamento e da abertura da cratera. Segundo ele, o tatuzão não chegou a perfurar a galeria, que, por motivos ainda a serem esclarecidos, acabou se rompendo.

A Secretaria de Transportes Metropolitanos e a Sabesp informaram ainda que acompanham o andamento dos trabalhos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) para apurar os fatos e possíveis causas do acidente.

rota alternativa

Continua funcionando o desvio provisório pela rua Aquinos, uma rota alternativa ao trecho interditado da marginal Tietê, sentido rodovia Ayrton Senna.

Os automóveis, motos e ônibus poderão continuar acessando a rua Cenno Sbrighi, rua Aquinos e seguirem em frente pelo desvio construído para voltar à marginal.

A rua Cenno Sbrighi se mantém mão única até a rua Wladimir Herzog para facilitar o acesso à região. O percurso provisório irá aumentar em 200 metros o caminho que de quem está na via local.

Outra opção é acessar as avenidas Ermano Marchetti e Marquês de São Vicente como alternativa de desvio à pista local da marginal. ​

Segundo a CET, cerca de 420 mil veículos por dia passam pelo trecho onde ocorreu o acidente na marginal Tietê.

Os imóveis serão devolvidos aos proprietários quando a pista local da marginal for liberada ao trânsito. A estimativa da prefeitura é que isso não aconteça antes de 31 de março.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.