Descrição de chapéu Rio de Janeiro

Gata é resgatada com vida em Petrópolis após 9 dias sob escombros; veja vídeo

Animal foi achado em um dos locais mais duramente atingidos pelo temporal que devastou a cidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rio de Janeiro

Uma gata foi resgatada com vida após ter passado nove dias sob escombros em Petrópolis (RJ), depois do temporal que devastou a cidade na última semana, causando deslizamentos, inundações e mais de 200 mortes.

Soterrado, o animal foi encontrado por equipes dos Bombeiros na manhã desta quarta-feira (23), perto da rua Sargento Boening, um dos locais mais duramente atingidos pelas chuvas. Um vídeo mostrando o momento do resgate foi divulgado pela corporação (assista abaixo).

Gata resgatada em Petrópolis após nove dias sob escombros
Gata resgatada em Petrópolis após nove dias sob escombros - Divulgação/Governo do RJ

Os militares buscavam uma pessoa desaparecida, a partir de informações de parentes e vizinhos, quando acabaram encontrando a gata.

Segundo o governo do Rio de Janeiro, especialistas avaliaram a dentição do animal e concluíram que ele tem cerca de cinco anos.

Seu estado de saúde é grave, devido à falta de alimentação e água, o que desencadeou lesões no corpo e outros problemas.

A resistência da gata surpreendeu o veterinário que a atendeu. "Um animal que fica tanto sem se hidratar e sem se alimentar pode desenvolver lipidose hepática, que é uma doença grave comum em felinos. Mas alguns resultados dos exames foram bons", afirmou o veterinário Guilherme Mayorga.

O programa RJPet, da secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, dará assistência ao felino.

Segundo o governo, pelo menos 200 animais foram resgatados após o temporal. Inicialmente, ​eles estão sendo levados para clínicas veterinárias parceiras e, em seguida, para lares temporários. Depois, quando houver necessidade, serão redirecionados para ONGs para que sejam colocados para adoção.

Carla Assis, voluntária do Grad (Grupo de Resgate de Animais em Desastres), diz que o cenário é similar à tragédia de 2011 na região Serrana.

"A situação realmente é um cenário de guerra. Nosso trabalho é resgatar os animais atingidos, e principalmente dar assistência às famílias, para que não sejam mais uma preocupação nesse momento tão difícil", afirma.

O temporal que atingiu a cidade no dia 15 de fevereiro causou a morte de ao menos 204 pessoas, sendo 124 mulheres e 80 homens. Entre eles, há 39 menores de idade.

Até a noite desta quarta-feira, 188 corpos haviam sido identificados e liberados. Ainda há pelo menos 51 pessoas desaparecidas.

O município soma 2.199 ocorrências, sendo 1.764 por deslizamentos. Os demais atendimentos são por avaliações estruturais e geológicas de residências e regiões, infiltração, quedas de árvores e postes, vistorias preventivas, alagamentos e inundações, entre outras.

Os moradores de área de risco que tiveram que deixar suas casas durante a chuva estão sendo atendidos pela secretaria de Assistência Social em 13 pontos de apoio, mantidos pela administração municipal. No momento, 820 pessoas recebem o suporte com serviços essenciais e orientações sobre benefícios sociais.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.