Descrição de chapéu Rio de Janeiro Folhajus

Gilmar Mendes liga morte de Moïse à atuação de milícias no Rio

Ministro do STF cobrou ação do Ministério Público do Rio de Janeiro e do MPF contra os grupos criminosos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes ligou o assassinato do congolês Moïse Mugenyi Kabagambe, 24 anos, morto a pauladas na praia da Barra da Tijuca, à atuação de milícias no estado do Rio de Janeiro.

"O caso Moïse traça suas raízes no poder do Estado paralelo e na invisibilidade do controle armado", escreveu Mendes em sua conta no Twitter. Na postagem, o ministro incluiu link para o artigo do jornalista e colunista da Folha Elio Gaspari sobre a administração de quiosques no Rio.

Na visão de Gilmar Mendes, a "ocupação irregular de áreas estratégicas por grupos de milícias está por trás da crise da segurança pública".

O ministro pontuou que é necessário que o poder público atue contra os grupos milicianos, no que citou nominalmente o Ministério Público do Rio de Janeiro e o Ministério Público Federal.

Rio de Janeiro, 05/02/2022. Protesto pedindo justiça por Moïse Mugenyi Kabagambe, 24, jovem congolês espancado e morto, na Barra da Tijuca, zona Oeste do Rio. Foto: Tércio Teixeira/Folhapress

O texto em que o ministro se baseou, intitulado "Morte de Moïse joga luz sobre o ambiente em torno de quiosques no Rio", foi publicado no sábado (5). Nele, Elio Gaspari cita que a polícia demorou para entrar no caso, além de abordar a intimidação sofrida pela família do congolês após denunciar o caso. Gaspari também ressaltou a informação de que um dos quiosques próximos ao ponto da morte de Moïse era administrado irregularmente por um policial militar.

Movimentos sociais realizaram no sábado (5) na orla da Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro, um ato contra o racismo e pedindo justiça.

O caso

Moïse foi morto na noite do dia 24 de janeiro a pauladas. Aleson Fonseca, 27, Brendon da Silva, 21, e Fábio Pirineus da Silva, 41, foram presos na terça-feira (1º).

As imagens do quiosque Tropicália mostram Moïse discutindo com um funcionário do local. O congolês, em determinado momento, abre um freezer, o que aumenta a confusão.

De acordo com esse funcionário, Moïse estava bêbado e queria pegar cerveja de graça, o que originou a discussão entre os dois. A mesma versão foi dada por Aleson Fonseca, um dos suspeitos do crime.

Os três suspeitos trabalham em quiosques e barracas da praia da Barra da Tijuca. Eles afirmaram que foram proteger o funcionário do Tropicália. Familiares do congolês disseram à imprensa que ele foi cobrar uma dívida no quiosque. Contudo, esse tema não é mencionado em nenhum depoimento dado à polícia.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.